Oficina de artes visuais tem vagas gratuitas na Biblioteca de Cubatão10/08/2017

Programa Pontos MIS também oferece sessão de cinema nesta quinta

A Iluminação na captação de imagens, poética e artes visuais e teorias da cultura perpassam a oficina 'Exercícios Visuais a partir da Pintura e da Fotografia'. A iniciativa gratuita será realizada na próxima quarta-feira (dia 16), das 14 às 18 horas, na Biblioteca Municipal Prof. João Rangel Simões (Av. Nove de Abril, 1977, Centro).

A atividade é ministrada por Gustavo Falqueiro, graduado em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura (Senac) e licenciado em Filosofia (USP). A ação formativa pertence ao programa Pontos MIS, realizada pelo Governo Estadual e Museu da Imagem e do Som de SP com apoio da Prefeitura via Secult. As inscrições são limitadas e já estão abertas em horário comercial de segunda a sexta-feira, na própria biblioteca.

Partindo de possíveis relações entre pintores e fotógrafos, discursos e imagens, a oficina propõe exercícios visuais onde o participante poderá vivenciar uma poética fotográfica, onde a luz, que é meio, também pode se tornar fim. O Sol e as suas diferentes luzes, a noite e a luz artificial, o olho e teorias da visão, pintores e fotógrafos que exploram a luz como tema são alguns dos aspectos que permearão a prática fotográfica dos participantes.

Ponto MIS - Ainda no auditório da Biblioteca, nesta quinta-feira (dia 10), às 19h30, haverá a exibição gratuita do longa-metragem 'Coração do Brasil' e do curta 'Naiá e a Lua', ambos pelo mesmo projeto Pontos MIS. Com direção de Daniel Solá Santiago, o primeiro filme é aborda três participantes da expedição que demarcou o centro geográfico do Brasil em 1958. São eles: Sérgio Vahia de Abreu, o documentarista Adrian Cowell e o cacique Raoni, que revisitam aldeias, reencontrando personagens e verificando a presente condição dos indígenas. O trio participou da expedição liderada pelos irmãos Villas Boas, organizada pela Fundação Brasil Central.

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP