Cubatão retoma agenda do Gabinete de Gestão Integrada Municipal10/08/2017

A Prefeitura de Cubatão, órgãos de segurança e sociedade civil retomaram a programação de encontros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), colegiado que discute e busca soluções para a segurança pública no Município. Já foram dois encontros, um realizado em maio e outro mais recente, no início de agosto. O GGIM não se reunia desde o final de 2016.

Ligado ao gabinete do prefeito, o gabinete conta com representantes das secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Assistência Social, Educação, Saúde, Esportes e Lazer, além da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e Comissão de Defesa Civil, autoridades dos governos Federal e Estadual com atuação no município, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental e Polícia Federal.

Por parte da sociedade civil, participam a Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal de Segurança e Cidadania, e Conselho Comunitário de Segurança do Estado de São Paulo (Conseg).

No encontro de 2 de agosto, foram tratados os seguintes assuntos: abordagem a moradores de rua, iluminação pública, implantação de semáforos piscantes e lombadas eletrônicas, implantação de bloqueador de motos na passarela da Vila dos Pescadores, fiscalização de comércio irregular e implantação da Guarda Municipal, entre outros assuntos.

A existência do GGIM permite à prefeitura contar com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, para serem aplicados na compra de equipamentos de monitoramento, instalação de centros de pesquisa em Segurança Pública e outros tipos de investimentos. Os encontros do GGIM ocorrem na primeira quarta-feira de cada mês.

Texto: Alessandro Atanes - MTb 650/96 DRT-MT