Portal da Transparência
Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Inep abre inscrições virtuais para Encceja Nacional até o dia 1810/08/2017

Estudantes podem obter certificação de competências do Ensino Fundamental ou Médio através de exame nacional
 
Estudantes residentes no Brasil interessados em obter a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) já podem se inscrever até o dia 18/8 pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais: enccejanacional.inep.gov.br.

Para fazer o Encceja é preciso ter no mínimo 15 anos. Interessados em obter a certificação do Ensino Médio devem ter no mínimo 18 anos. No ato da inscrição, o participante precisa informar CPF, e-mail e celular válidos. Se o participante precisar de atendimento especializado e/ou específico, deve fazer a solicitação e, durante o período de inscrição, comprovar a necessidade.

O candidato deve apresentar, ainda, as provas com as quais deseja obter certificação, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Também deve ser indicada em qual secretaria estadual de educação ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia o participante deseja solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, o estudante deve escolher o município onde realizará as provas. Na Baixada Santista, são cidades polos para as provas: Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos e São Vicente.

O Inep manterá os resultados individuais em sua base de dados, que serão enviados para a secretaria estadual de educação ou instituto federal escolhido pelo participante na inscrição. São eles os responsáveis por definir os procedimentos complementares para certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Médio e para emissão da declaração parcial de proficiência

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP

Tags

Leia Também