Secretarias se unem em defesa do desenvolvimento do turismo no município10/08/2017

O Caminho do Mar foi o cenário ideal para mostrar a estudantes e profissionais o potencial histórico e turístico de Cubatão

Um grupo de cerca de 40 pessoas, entre professores, estudantes e profissionais ligados ao trade turístico subiu os 7,5 quilômetros do Caminho do Mar por motivos diferentes, mas com o mesmo propósito: mostrar as belezas naturais do Parque Estadual da Serra do Mar e o acervo histórico construído nos séculos XVIII e XX.

Welington Borges, da Secretaria de Cultura, participou do grupo com seus alunos para uma visita técnica de conclusão da 2ª Oficina de Educação Patrimonial, realizada pela Prefeitura.

Maurício Campinas, da Secretaria de Turísmo, por sua vez, participou para apresentar um dos roteiros turísticos formulados para desenvolver e viabilizar a exploração da atividade turística em Cubatão, como forma alternativa da criação de emprego e renda.

Para os dois, servidores de carreira da Prefeitura Municipal, a exploração turística no município se apóia na diversidade e na beleza natural da Serra do Mar e, também, no acervo patrimonial que marca a história do Brasil desde à época colonial até a independência de Portugal.

TBC - Já em São Bernardo, depois de quatro horas de caminhada "serra acima", com paradas em todos os monumentos históricos, o grupo - que contou com o apoio logístico de monitores do Parque Estadual da Serra do Mar - parou para almoçar e conhecer o projeto TBC - Turísmo de Base Comunitária - desenvolvido nos bairros Cota 200.

Ainda dentro do roteiro experimental, o grupo conheceu a Vila Operária, no bairro Fabril, e o Ateliê Arte nas Cotas, com o projeto de intervenções urbanas no Pinhal do Miranda.

Texto: Gilson Miguel - MTb.: 19.181/SP