Palestra une práticas e políticas culturais de Cubatão e Peruíbe11/08/2017

Secretário de Cultura é convidado para partilha de experiências no setor

Descentralização de ações artísticas, programas formativos e práticas de transparência e controle social. Estes serão parte dos temas abordados na palestra de políticas culturais, realizada pelo secretário de Cultura de Cubatão, Raul Christiano. O gestor municipal foi convidado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Peruíbe para o evento a ser realizado gratuitamente nesta sexta-feira (dia 11), às 17 horas, na Câmara de Peruíbe (Rua Nilo Soares Ferreira, 37/Centro).

A proposta da ação formativa é de gerar intercâmbio de estratégias e referências de políticas para o setor. As prefeituras de Cubatão e Peruíbe aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) respectivamente em 2013 e 2014. Tal sistema contribui ao nortear os componentes básicos para a gestão cultural, como a criação de secretaria, conselho, fundo e realização de conferências e planos decenais em conjunto com a sociedade civil.

Neste primeiro semestre, a Secretaria de Cultura de Cubatão realizou a conferência e efetivou o Conselho Municipal de Política Cultural, reiniciando o diálogo intersetorial com os artistas e demais pastas. As comissões para o Fundo de Incentivo à Cultura e para o Plano Municipal de Cultura já estão sendo organizadas, sendo que este plano poderá ser estruturado até o fim do ano, com a participação da comunidade.

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP