ONG internacional discute rede de prevenção às drogas em Cubatão11/08/2017

Em visita à Secretaria da Educação, pesquisadores abordaram os projetos realizados em outros países

Uma rede intersetorial de prevenção às drogas foi o principal tema abordado em reunião da Cadca - Building Drug-free Communities com membros da Prefeitura e sociedade civil. Representantes da ONG internacional participaram de encontro no gabinete da Secretaria Municipal da Educação, na manhã desta quinta-feira (dia 10).

Participaram da reunião Eduardo Hernández-Alarcón e Elaine Prado Marcondes, respectivamente vice-presidente e consultora da entidade, a secretária municipal de Saúde, Sandra Furquim, a diretora municipal de Ensino, Maisa Costa, membros das secretarias de Educação e Cultura e da entidade Cadeq - Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação.

Criada em 1992, a ONG norte-americana apresentou o projeto 'A formação de coalizões comunitárias antidrogas'. Ela representa mais de 5 mil coalizões e comunidades em 18 países de cinco continentes, e trabalha com advocacia em prol de causas e políticas públicas, treinamentos e assistência técnica, publicação de pesquisas e avaliação, estratégias de comunicação e mídia, eventos e conferências, além de programas voltados para os jovens.

A proposta de coalizão comunitária antidrogas é uma estratégia de saúde pública que envolveria Poder Público e sociedade civil para a prevenção às drogas para a juventude. Na metodologia, a ONG inclui o trabalho com núcleo familiar, escolar, serviços de saúde e de instituições religiosas. A organização esteve nesta semana também apresentando a sua metodologia e possibilidades de parcerias em Santos e Itanhaém.

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP