Portal da Transparência
Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Atletas cubatenses conquistam espaço na elite desportiva nacional06/09/2017

Um é bicampeão brasileiro de jiu jitsu, outro é ultramaratonista
 
Apesar das dificuldades pela falta de patrocinador, dois atletas cubatenses ocupam posição de destaque no mundo do esporte. Fernando Alves de Lima, de 23 anos, é bicampeão brasileiro de Jiu Jitsu. Jean Carlo da Silva Santos é ultramaratonista especialista em "trail run" (corrida de trilha) e também está sempre nos pódios.

Com dois títulos nacionais da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ), conquistados com a faixa azul na categoria peso pesadíssimo, Fernando Alves - que agora luta com a faixa roxa - está focado na conquista do campeonato mundial que será disputado na Califórnia (EUA) em 2018. Antes, em novembro, vai disputar o Sul-Americano promovido pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, em Barueri, no interior de São Paulo. Em agosto, quando mudou de faixa, Fernando Alves venceu o Open Sorocaba.

Mundial - Com importantes vitórias na bagagem, Fernando sabe que para conquistar o mundial precisa de, no mínimo, seis meses de treinamento nos Estados Unidos. Agora, sua próxima luta é pela conquista de patrocinador.
Enquanto isso continua treinando na MRJJ/B9 (SV) com o sansei Marcel Ribeiro e dando aulas na Academia Arena Fitness, de Cubatão. Fernando é aluno do mestre sensei Marcel Ribeiro e conta com o apoio do preparador físico Newton Yakusa.

"Trail run" - Quando trocou o asfalto para correr nas montanhas, o maratonista Jean Carlo da Silva Santos se especializou em corrida de trilha e não parou mais. Queria mais, por isso virou ultramaratonista que, como ele mesmo explica, é qualquer prova com mais de 42.195 km (distância oficial da maratona).

Trabalhador do pólo industrial, esse filho de migrante nordestino que mora na Vila Nova começou a correr tarde, com 35 anos. No entanto, os resultados foram aparecendo. No mês passado conquistou o segundo lugar na etapa Ipeúna da Gaia Off Road, com seus 51 km disputados metro a metro por 350 atletas de todas as regiões do País.

Jean Carlo treina na Assessoria Bello X Training, do Morro da Nova Cintra em Santos com a professora Luzia Bello.
Um luta, o outro corre. No entanto, os dois têm muito em comum: levam o nome de Cubatão para cima dos pódios e são apoiados por um jovem empresário cubatense, Jônatas Araújo, proprietário da Academia Arena Fitness, entusiasta do esporte e que, como afirma, "faz o que pode".


Texto: Gilson Miguel - MTb.: 19.181/SP

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também