Cia de Dança de Cubatão é escolhida melhor grupo do Santos Dance Festival e leva 6 prêmios12/09/2017

Outras companhias de Cubatão também se classificaram. Mostra competitiva aconteceu de 7 a 10 de setembro

O Santos Dance Festival, realizado pelo Instituto Passo de Arte (uma das franquias de competições de dança mais importantes do País), foi mais um desafio vencido pela Cia de Dança de Cubatão. A equipe foi escolhida pelos jurados como Melhor Grupo da Mostra Competitiva, após garantir seis prêmios, com coreografias inclusive reconhecidas em Nova York e no Festval de Dança Joinville. A competição aconteceu no palco do Teatro Municipal de Santos. A Cia de Dança de Cubatão é um dos Corpos Estáveis mantidos pela Secretaria de Cultura de Cubatão.

A equipe garantiu 1º lugar na categoria Jazz Avançado com "Amores Crônicos", de Zeca Rodrigues, coreógrafo residente da equipe, montagem também vencedora este ano, na mesma categoria, do Festival Internacional de Dança de Joinville. Em Conjunto Contemporâneo, a 1ª colocação foi para "Implexis", de Flávia Sá, campeã no Festival Valentina Kozlova, em Nova York, em junho passado. A montagem "Do you remember", de Claudionor Alves, levou o troféu de 1º lugar em Conjunto Livre Avançado e "Fragility", de Flávia Sá, com interpretação de Jey Santos também garantiu a 1ª colocação.

O grupo cubatense tornou-se vice-campeão com o Duo Contemporâneo Avançado "Apenas...", de Flávia Sá, com interpretação dos bailarinos Jey Santos e Yasmin Matos e, ainda, com o Solo Contemporâneo Avançado com a montagem "Em silêncio...", também de Flávia Sá, com participação de Yasmin.

A diretora artística da Cia, Vanessa Toledo, destaca a versatilidade da companhia, que não compromete a qualidade técnica final: "Isso se deve ao corpo de bailarinos e de criadores que temos em nossa equipe, que é totalmente comprometida. Os prêmios conseguidos ao longo do ano reforçaram nossa atitude de continuar buscando o nosso melhor. Logicamente, isso aumenta a responsabilidade de se conseguir um bom resultado adiante, mas nós topamos o desafio", disse Toledo.

Vanessa destaca que o prêmio de Melhor Conjunto da Mostra competititva também impulsiona a Cia a subir mais degraus em busca da excelência. Este foi um dos cinco prêmios especiais oferecidos pelo festival, sendo que em outros três, a Cia cubatense também foi indicada: Melhor Coreógrafo - Claudionor Alves; Melhor Bailarino - Jey Santos; e Melhor Bailarina - Yasmin Matos.

O Santos Dance Festival se destaca pela comissão julgadora do Festival, composta por Edy Wilson, Anselmo Zolla, Cícero Gomes, Carol Pagno e Henry Camargo, grandes nomes da Dança no Brasil. "Obtermos o reconhecimento de artistas desse calibre é muito bom para continuarmos nossa caminhada", completa a diretora.

Outras companhias de Cubatão também conseguiram bons resultados - O Arabesque Studio, comandado pela bailarina Camila Gouveia, conquistou 1º lugar na categoria Clássico Livre Pré com a montagem "Carro de Palhaço" e 2º lugar no Clássico Livre Infantil com a coreografia "Palomitas".

Já o Grupo Palco e & Cia, formado alunas e ex-alunas da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão "Ivanildo Rebouças da Silva" conquistou o 3º lugar na vategoria Jazz Avançado com a coreografia "Allure", uma criação coletiva com direção de Marilene Ferreira e Simone Cova Lacerda.

O Santos Dance Festival reuniu mais de mil bailarinos do Brasil e do exterior. O evento aconteceu de 6 a 10 de setembro e compreendeu, além da Mostra Competitiva, espetáculos e workshops em diferentes espaços, como a Cadeia Velha, o Sesc, o Parque Roberto Mário Santini, o Centro Cultural da Zona Noroeste, entre outros ambientes públicos.

Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202