Agentes comunitários participam de curso para oferecer melhor atendimento10/11/2017

Como acolher e saber ouvir usuários de drogas e seus familiares

Nem sempre é fácil e muito menos simples deixar o preconceito de lado e adotar uma atitude profissional que ofereça acolhimento aos usuários de drogas e seus familiares. Demonstrar que está disposto a ouvir e orientar, sem julgamentos, não depende apenas da bagagem de vida de cada um. Pode e deve ser aprendido. E em sala de aula, se necessário. Tanto que 140 agentes comunitários de Saúde de Cubatão estão participando do curso "Caminhos do Cuidado", do projeto Itinerários do Saber.

São 40 horas/aula distribuídas em cinco encontros. "O usuário de drogas lícitas ou ilícitas precisa receber um olhar diferenciado", afirma Debora Sueli Correia Marques Guidini, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. "Temos de promover ações que colaborem com a melhoria da qualidade de vida não só do usuário, mas também de seus familiares".

As quatro turmas assistem às aulas semanais no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e nas unidades municipais de educação Bernardo José Maria de Lorena e Padre José de Anchieta. O curso será concluído no final deste mês. Além de Débora Guidini, atua como tutora Loty Rosana Damy Cichello, ambas funcionárias da Prefeitura de Cubatão.

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702