Assistência Social realiza seminário sobre a importância do Conselho Municipal Antidrogas de Cubatão06/12/2017

O seminário é o primeiro de mais 4 encontros para a reativação do Conselho

A Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou hoje (6) o 1º Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas, no Anfiteatro da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº), visando à reativação do Conselho Municipal Antidrogas de Cubatão (Comad). O palestrante convidado foi o psicólogo e presidente da Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos, Eustázio Alves Pereira Filho.

Este foi o primeiro passo - entre seminário, pré-conferências e conferência a serem realizados - para o resgate do Comad. A Secretaria pretende realizar mais quatro encontros até o início de fevereiro, quando a construção do Conselho e a implementação do Plano de Política Municipal sobre Drogas forem efetivamente consolidadas.

O palestrante Eustázio destacou a maneira como é feita a ação em Santos, como modelo para a Cubatão. Criado em 1999 o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Santos, foram estipuladas conferências bianuais em 2000; em anos ímpares, é realizada a semana do combate às drogas. Ele também enfatizou que o álcool é a pior das drogas. "Um estudo da Unifesp registra que crianças de 10 anos estão entrando nas drogas por meio do álcool e isso está diretamente ligado à família. Se os pais deixam a cerveja ao lado do leite, para os menores é normal e não tem diferença entre beber um ou outro."

Eustázio também elencou os passos para a ação de combate às drogas: tratamento e reinserção, prevenção, estudos e pesquisas, legislação pertinente, redução de oferta e redução de danos.

A próxima data de encontro está marcada para o dia 23 de janeiro de 2018, às 19 horas, com a 1ª Pré-Conferência, cujo tema é Prevenção; será realizado na Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Avenida Nossa Senhora da Lapa, 676, Vila Nova.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação