Hospital Municipal registra bons resultados no primeiro mês após a reabertura05/01/2018

Com 209 internações, 301 consultas médicas e 89 da equipe multidisciplinar, 31 partos normais e 26 cesáreos, 27 cirurgias, 386 atendimentos obstétricos, 786 exames diagnósticos e 3.759 exames laboratoriais, o Hospital Municipal de Cubatão completou seu primeiro mês de atividades após a reabertura, com taxa de ocupação de 49%.

Gerido pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), o hospital comemora assim os avanços alcançados, atendendo assim à grande expectativa dos moradores da cidade e de toda a região.

O Hospital recebe pacientes do SUS oriundos do município, que realizaram o atendimento inicial no Pronto Socorro Central, PS Infantil e/ou na Unidade de Pronto Atendimento - Jardim Casqueiro. Portanto, presta assistência de forma referenciada e não opera como sistema "porta aberta".

Sendo assim, foram recebidos do município, por meio da Secretaria de Saúde, 209 pacientes, que passaram por todo o tratamento necessário na ala da internação, com uma média de permanência de 5,08 dias, sinalizando importante tendência de rotatividade de leitos. No Bloco Cirúrgico foram realizados 27 procedimentos (entre cirurgias ortopédicas, neurológica, vascular, urológica e cirurgias gerais), enquanto na unidade de Terapia Intensiva foram admitidos 20 pacientes nos leitos adultos e quatro nos leitos neonatais pediátricos. Foram realizados 3.759 exames laboratoriais e 786 exames de diagnóstico, além de 301 consultas médicas.

A Maternidade do Hospital atua com profissionais e toda a infraestrutura e equipamentos necessários para prestar assistência segura e de qualidade a mamães e bebês de Cubatão e região. Neste primeiro mês ocorreram 57 partos (31 foram normais e 26 cesarianas). No pronto atendimento 24 horas foram realizados 386 atendimentos obstétricos a puérperas e gestantes, inclusive com complicações na gravidez.

Ainda em dezembro, a FSFX inaugurou o sexto andar, com mais 50 leitos de convênio, facilitando o atendimento à saúde desse público, que antes tinha que se deslocar para as demais cidades da Baixada Santista. "Queremos aprimorar e inovar cada vez mais na assistência a todos os pacientes dessa região, SUS ou convênio. É nossa missão contribuir com a saúde e é satisfatório saber que podemos facilitar a vida dessas pessoas", afirma o superintendente do Hospital de Cubatão, Abner Moreira de Araújo Júnior.

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) assumiu a gestão do Hospital em outubro do ano passado e com 40 dias fez todo o trabalho de reforma e adaptação necessária para iniciar o atendimento ao público, cumprindo o estabelecido em contrato. Ao todo, serão investidos mais de R$ 9 milhões, que beneficiarão todos os habitantes da Baixada Santista.

A segunda fase da obra, prevista para ser concluída este ano, contempla a reforma do antigo teatro, que será integrado ao complexo hospitalar, aumentando o espaço físico, viabilizando a implantação de serviços de alta complexidade: medicina hiperbárica, hemodiálise e quimioterapia.

FFSX - A Fundação tem como diferencial a experiência em gestão hospitalar, por meio das unidades próprias em Ipatinga e Itabira (ambas em Minas Gerais). Administra há mais de 52 anos o Hospital Márcio Cunha, que conta com 543 leitos em duas unidades, além de uma terceira exclusiva para o tratamento de pacientes com câncer, sendo referência para cerca de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do Leste de Minas Gerais.

Em 2016, a Fundação assumiu a gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira. Possui também mais quatro unidades de negócio: o Colégio São Francisco Xavier, a operadora de planos de saúde Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente - Vita.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação São Francisco Xavier - FSFX
Camila Pontes/FSFX