Cubatão realiza reunião pública para discutir a cava subaquática no Canal de Piaçaguera08/02/2018

Ela recebeu os sedimentos recolhidos na dragagem para ampliação do Tiplam

Mais de trezentas pessoas participaram da reunião pública realizada nesta quarta-feira (7), por determinação do prefeito Ademário Oliveira, para debater com a população cubatense a construção da cava subaquática no Canal de Piaçaguera. Entre elas, políticos, organizações de defesa ambiental, representantes das indústrias, sindicalistas, comunidade científica, estudantes e líderes comunitários.

Com mais de quatro horas de duração, iniciada às 17h20 e finalizada às 21h30, a reunião - que lotou o salão Mário Canelas, da Associação Industrial e Comercial de Cubatão (Acic) - permitiu amplo debate sobre a cava que recebeu os sedimentos recolhidos na dragagem do canal. O empreendimento é das empresas VLI-Usiminas e o aprofundamento do Canal, para 14,5 metros, faz parte das obras de ampliação do Terminal Integrado Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), no complexo portuário.

Aberta à população, a reunião foi presidida pelo secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Mauro Haddad, que afirmou querer "um debate com respeito e democracia em que todas  as ideias pudessem ser debatidas e as dúvidas se esgotassem".

A diretora técnica da Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais (CPEA), Patrícia Silvério, expôs - com apoio de material audiovisual - o projeto de dragagem do canal de Piaçaguera e da construção da cava.

Antes de ser aberta a palavra ao público - que participou com mais de 30 intervenções -, o engenheiro Élio Lopes fez o contraponto, mostrando-se contrário ao projeto da cava e apontando outras formas de lidar com material contaminado que está no fundo do Estuário, defendendo principalmente o tratamento do material.

Legislativo - O Legislativo cubatense deverá se debruçar sobre a matéria, debatendo profundamente a construção da cava em território deste Município, afirmou o vereador Anderson de Lana.

Já o ouvidor da Prefeitura de Cubatão, Dojival Vieira, afirmou que a realização da reunião pública é a garantia de um governo transparente e democrático.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação