Representação feminina em Cubatão é destacada pelo prefeito nas homenagens à Mulher na Câmara Municipal09/03/2018

"É preciso avançar em vários aspectos para se alcançar a igualdade de gênero".

O prefeito Ademário Oliveira participou na noite desta quinta-feira (8) das homenagens prestadas pela Câmara Municipal pelo Dia Internacional da Mulher, que teve como oradora oficial da sessão solene a delegada de Polícia de Defesa da Mulher no município, Mayla Ferreira Hadid. Imediatamente após abrir a sessão, o presidente da Câmara Rodrigo Alemão passou o comando dos trabalhos à vereadora Erika Verçosa (PSDB).

"O combate à violência doméstica começa com um trabalho de conscientização que desconstrua o machismo e a masculinidade tóxica", disparou Mayla Ferreira que, à frente da Delegacia da Mulher de Cubatão, implantou o Programa de Prevenção à Violência Doméstica: "Homem sim, consciente também".

Depois de um breve histórico da luta da Mulher em defesa de direitos civis como, por exemplo, o de votar, a delegada lembrou que a cada duas horas uma mulher é asssassinada no Brasil. Para ela, o grande deferencial em defesa da Mulher é a Lei Maria da Penha (2006), que garante, além de medidas preventivas, uma rede integrada com assistência social, orientação psicológica e jurídica. Ao finalizar, proclamou: "Queremos igaldade de direitos, de oportunidades e de dignidade".

Avançar - Ao defender e apoiar a luta da Mulher na conquista de seus direitos, Ademário Oliveira disse, ao lembrar a importância de sua mãe em sua trajetória de vida, que é preciso avançar em vários aspectos para se alcançar a igualdade de gênero. "No meu governo - disse - a representação feminina é valorizada. Algumas das mais importantes pastas da Administração são chefiadas por mulheres".

Homenagens - Além da titular da Delegacia da Mulher do município, os vários partidos políticos que compõem a Câmara Municipal prestaram homenagens às mulheres que mais se destacaram nas áreas acadêmica, cultural, artística, religiosa e social de Cubatão: Laudilene Dilô Ramos da Costa Matos (MDB), Raimunda de Rezende Rodrigues (SD), Aparecida Valcir Resende Silva (PRB), Magali de Oliveira Santos (PT), Renata Almeida dos Santos (PDT), Andreia dos Santos Lima Couceiro (PPS), Sargento Evanilde Tertulina do Carmo da Silva (PSB) e Sarah Virgínia Silva e Silva (PSDB).

Saudação - A saudação à delegada Mayla Ferreira Hadid coube ao vereador Ivan Hildebrando (PSB) que, em nome do Legislativo cubatense, refez a trajetória da homenageada desde a sua admissão na Polícia Civil, em 2002, suas passagens pelos municípios de Diadema e São Vicente, até a chegada a Cubatão para assumir a Delegacia da Mulher.

A solenidade contou ainda com a apresentação do Coral Zanzalá e dos integrantes da Companhia de Dança de Cubatão.

Texto: Gilson Miguel - MTb.: 19.181/SP