Chuvas - Boletim 10h4513/03/2018

10h45 - As chuvas desta madrugada e manhã, concentradas no alto da Serra do Mar, atingiram principalmente a área industrial de Cubatão, registrando-se algum deslizamento de terra nas encostas na comunidade Mantiqueira, situada na divisa continental com o município de Santos. As equipes da Defesa Civil estão no local para as providências mais imediatas de atendimento à população. Também foram registrados alagamentos no Vale Verde, em diversos pontos; no Morro do Índio (Caminho São Marcos). Também foi registrada inundação no Caminho dos Pilões, proximidades do Rio Cubatão.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) foi informada às 6h39 de um deslizamento de talude na área da Comunidade Mantiqueira.No local, os técncos da Defesa Chivil observaram um deslizamento de médio porte em talude natural, sendo que o material se depositou parcialmente nos fundos da residência 96, não sendo atingida a moradia 99, como havia sido inicialmente informado. Não houve vítimas e os moradores foram abrigados em casa de parentes. A casa 96 estava fechada por motivo de viagem de seu morador. Parte do talude acima da área do deslizamento está protegida por cobertura com lona plástica.

O relatório preliminar da Comdec registra ainda queda de vegetal de médio porte sobre a linha férrea, nas proximidades da passagem de nível da Avenida Joaquim Miguel Couto, confirmada por representante da MRS Logística.

A Rede Telemétrica de Cubatão, ligada ao Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (SAISP) informou às 10h00 que o nível fluviométrico (dos rios) na área industrial está em 5,10 m e ainda com tendência de alta. No município, os valores pluviométricos são baixos e estáveis nos registros de todas as estações.

As chuvas nas cabeceiras do Rio Mogi levaram ao transbordamento desse rio e conseqüente alagamento das imediações da Avenida Engenheiro Plínio de Queiroz. O alagamento da área prejudicou as atividades de empreendimentos como o Ecopátio e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), dificultando também a passagem de veículos pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão estão fazendo um desvio do trânsito na pista da Avenida Doutor Tancredo de Almeida Neves, no trecho que sai da Vila São José em direção à rotatória próxima ao Viaduto Rubens Paiva, devido ao alagamento e a um veículo que enguiçou no local. Outra equipe está auxiliando na fluidez do trânsito na área da Avenida Plínio de Queiroz, perto do Posto Paulínea, onde também ocorreu alagamento.

Área do parque industrial, vista da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, às 9h00. Fotos: Paulo Mota, via celular.

Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283