Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Classificação como Município de Interesse Turístico impõe agenda positiva a Cubatão11/04/2018

O governador Marcio França tem 15 dias para sancionar o projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
 
O prefeito Ademário Oliveira comemorou a aprovação do projeto de lei que classificou Cubatão como Municipio de Interesse Turístico (MIT), na noite desta terça-feira (10), pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: "Um dia histórico para Cubatão e um verdadeiro presente de aniversário para o Município. Uma conquista que nos habilita a receber recursos para investir no desenvolvimento do turismo em nossa cidade".

A classificação de Cubatão como MIT, de acordo com o secretário municipal de Turísmo, Antônio Martins Ribeiro, "reconhece o real potencial turístico de Cubatão e nos habilita a, dentro de três anos, sermos finalmente reconhecidos como Estância Turística, a exemplo dos demais oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista".

Neste primeiro momento, segundo Ademário Oliveira, o Estado deve repassar cerca de R$ 650 mil, anualmente, para investimentos exclusivos em infraestrutura turística. "Temos três anos para demonstrar todo o potencial de Cubatão e consolidar nossa vocação turística. Esse é o prazo concedido pelo governo do Estado para que os municípios classificados como de Interesse Turístico comprovem a capacidade de serem reconhecidos como Estâncias Turísticas", explicou o prefeito, garantindo que "o turismo nos impõe uma agenda positiva que vai alavancar o desenvolvimento de Cubatão".

De imediato, os recursos permitirão reformar o Parque Anilinas e os portais existentes nos acessos à Cidade, entre outras atividades projetadas para o setor, que representarão mais oportunidades de emprego e renda para a comunidade local.

Indústria - O secretário de Turísmo, por sua vez, ressaltou que o governo Ademário Oliveira vai inaugurar uma nova indústria no município: a indústria do turismo. Na análise de Antônio Ribeiro, Cubatão tem potencial para o turismo histórico e ecológico - que foi deixado de lado, por anos, para priorizar a instalação do polo industrial. "Hoje, com a classificação de Município de Interesse Turístico, temos a oportunidade real de despertar nossa vocação turística e mostrar ao mundo a história e as belezas naturais que estão nos nossos mangues, na nossa serra (do Mar) e na Mata Atlântica".

O titular da pasta de Turismo pretende, nos próximos dias, manter contato com a Secretaria de Turismo do Estado e com o TBC - Turísmo de Base Comunitária, que hoje tem uma atuação forte nos chamados Bairros-Cotas, para discutir, planejar e estabelecer estratégias, inclusive para despertar a consciência ecológica, para viabilizar o desenvolvimento do turismo em Cubatão.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também