Conferência sobre drogas em Cubatão tem primeiro encontro prévio16/04/2018

Será nesta segunda-feira, às 19 horas, no Cadeq

Com a primeira pré-conferência programada para esta segunda-feira (16), a partir das 19 horas, começam os trabalhos preparatórios para a 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas de Cubatão. O encontro desta segunda-feira ocorrerá na sede do Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq), na Avenida Nove de Abril, 3.506, na Vila Nova, tendo como tema central "Rede Local".

Outras duas pré-conferências estão programadas, para esta terça-feira (17): às 10 horas, com o tema "Tratamento", será realizada no Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Dependentes Químicos em Álcool e Drogas (CAPS-AD), situado na Rua Armando de Sales Oliveira, 660, Jardim São Francisco; às 20 horas, com o tema "Prevenção", a terceira pré-conferência ocorre na Pastoral da Sobriedade, situada na Rua Dom Idílio José Soares, 441 (paróquia São Francisco de Assis), Vila Nova.

Nas três pré-conferências, além dos debates e do levantamento de propostas, haverá a eleição dos representantse da sociedade civil organizada para a composição do Conselho Municipal Antidrogas (Comad Cubatão), sendo oito titulares e oito suplentes. Outras conferências prévias podem ocorrer até o dia 18, porém sem essa eleição.

Os interessados - que participarem em pelo menos uma das três pré-conferências - podem se candidatar em apenas um destes segmentos: dois representantes de entidades que tenham como objetivos atuar na prevenção e no atendimento a dependentes químicos; dois representantes de associações ou sociedades de melhoramentos que atuam em Cubatão; um representante de sindicato; dois representantes de entidades religiosas e um representante de clubes de servir.

A 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas de Cubatão será realizada no dia 25/4, das 9 às 17 horas, no Bloco Cultural Dr. José Edgard da Silva (Praça dos Emancipadores s/nº, Centro), com o tema centra "Desafios na Construção de uma Rede Municipal de Políticas sobre Drogas", conforme previsto no decreto 10.759, de 28/3/2018, que convoca o evento e constitui a sua comissão organizadora.

Esta conferência representa a instância máxima de participação da sociedade civil e do governo, com a finalidade de avaliar a política sobre drogas e definir diretrizes para sua efetivação.

Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283