Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Grupo Rinascita dá início a um tour musical por igrejas da Região11/05/2018

Festival intitulado "RinasTour" começa neste domingo (13), às 18h, na Igreja São Judas Tadeu, no Jardim Casqueiro
 
A Música Antiga - que era sucesso nos períodos renascentista, barroco e medieval - será destaque no próximo domingo (13), às 18h, na Igreja São Judas Tadeu (Praça São Judas Tadeu, s/nº), no Jardim Casqueiro em Cubatão. O Grupo Rinascita, um dos Corpos Estáveis da Secretaria Municipal de Cultura, realiza o concerto antes da missa tradicionalmente celebrada no local. A entrada é gratuita.

O repertório inclui músicas de diferentes períodos, como as do século XVI com composições de Pierre Certon, Tomas Weelkes e Fillipo Azzaiolo. Outras obras também muito antigas, datadas dos séculos XIV ou XV por exemplo, serão executadas, porém estas não têm compositor definido, sendo chamadas de obras de "compositores anônimos". "São fruto de muita pesquisa e um registro fiel da realidade artístico-musical de vários períodos, reconstruindo uma época", informou Fabrício Leite, diretor artístico da equipe.

Intitulado RinasTour, o festival tem por objetivo divulgar a Música Antiga em ambiente propícios para a sua execuação, como as igrejas. A idéia é percorrer diferentes paróquias pela Baixada Santista e o grupo está aberto ao convite desses lugares.

Mais de 40 anos de história - O Rinascita é composto por 10 artistas que utilizam réplicas de instrumentos musicais dos séculos XIV a XVII, feitos artesanalmente, como viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, uma família de flautas doces e percussão renascentista.

Com uma história de mais de 40 anos - o Rinascita foi criado em 1974 dentro do então Conservatório Musical de Cubatão, hoje Escola Técnica de Música e Dança -, o Grupo é um bem imaterial de Cubatão, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão, o Condepacc.

Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também