Prefeitura de Cubatão lança site com acervo digital de Afonso Schmidt29/06/2018

Lançamento ocorreu durante cerimônia nesta sexta-feira

De referências às pesquisas acadêmicas até artigos digitalizados. Um acervo digital em tributo ao escritor cubatense Afonso Schmidt (1890-1964) foi consolidado no site municipal http://schmidt.cubatao.sp.gov.br . Com poesias, imagens e crônicas referenciadas, o portal é uma realização da Prefeitura de Cubatão via secretarias de Cultura, de Educação e de Comunicação Social.

O lançamento foi durante cerimônia do 2º Curiango - Festival de Literatura de Cubatão e 43ª Semana Municipal Afonso Schmidt, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (dia 29), no saguão do Paço Municipal. "Schmidt, como todo autor, artista e atleta cubatense, leva o nome de nossa terra para outros lugares do mundo. Com o site, a Prefeitura possibilita que todas as pessoas conheçam mais sobre a sua rica história", apresentou o secretário de Meio Ambiente e de Esportes e Lazer, Mauro Haddad Nieri, representando a Administração.

Por sua vez, representando o Poder Legislativo, o vereador Ivan da Silva (Ivan Hidelbrando) abordou sobre a importância de difundir o nome do romancista para as novas gerações. A cerimônia também contou com a entrega de uma placa comemorativa da Prefeitura à Escola Estadual Afonso Schmidt, representada pelos vice-diretores Flávia Miranda Fernandes Brasil e Michel Diniz. A entrega foi feita por uma ex-aluna da escola, a atual secretária municipal de Gestão, Lucidalva Oliveira Almeida Santos.

A solenidade contou ainda com a exposição inédita realizada pela Secom sobre a atuação de Schmidt na imprensa, além de poemas recitados pelos servidores da Secult, Ricardo Vasconcellos e Vanessa Toledo, e apresentações da Cia de Dança de Cubatão e da Banda Sinfônica de Cubatão, sob a regência do maestro Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão.

Medalha Afonso Schmidt - Nesta quinta-feira (dia 28), foi a Câmara de Vereadores que realizou a tradicional entrega da Medalha Afonso Schmidt, conduzida pelo presidente do Legislativo, Rodrigo Ramos Soares. Na mesa de trabalhos, representando a Prefeitura de Cubatão, participou o vice-prefeito e secretário de Cultura, Pedro de Sá Filho.

Os vereadores fizeram a outorga da medalha a personalidades artísticas e culturais da cidade: Geny Magalhães (indicada pela bancada do PT); Manoel Ferreira da Cunha Correia (PSB); Welington Ribeiro Borges (MDB); Rilson da Silva Melo (PRB); Gilda Alves Ferreira Coelho (PPS); Marcela Oliveira (PDT); Jessica Oliveira (SD) e Coral Cântico Celeste (PSDB).

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP