Cubatão realiza seu primeiro pregão eletrônico04/07/2018

Objetivo é a locação de 24 veículos para a Prefeitura

Em menos de 90 minutos, uma redução de mais de 50% em relação ao preço inicial de um dos itens apregoados já mostrou a força do novo sistema de pregão eletrônico para aquisição de bens, que começou nesta quarta-feira (4) a ser praticado pela Prefeitura de Cubatão. Segundo o pregoeiro Rodrigo Guimarães da Silva, diretor do Departamento de Suprimentos, nos pregões presenciais a média histórica é de se obter reduções de cerca de 40%.

Ele também citou a praticidade e a transparência do processo, primeiro porque o pregoeiro não identifica as pessoas que estão dando os lances, situadas em qualquer parte do País e protegidas por um código de referência. Todos os recursos, impugnações e questões são decididos por via eletrônica e ficam registrados na ata final do pregão, e todo o processo pode ser acompanhado pelo público, em tempo real, através do site da Bolsa Eletrônica de Compras (do governo paulista), em www.bec.sp.gov.br .

Iniciado às 14 horas, com cerca de 30 participantes de diversos lugares do País, já na primeira hora foi registrada uma impugnação de lance por erro de valor e outra relacionada com documentação do participante. E a previsão inicial é de que o pregão prosseguiria até o dia seguinte, para negociar a locação por um ano de um total de 20 veículos comuns, três vans e um veículo de classe executiva, sem motoristas.

"Não sabemos quem são as empresas participantes, elas só serão conhecidas na fase seguinte, de apresentação dos documentos", explicou Rodrigo, observando que esta é uma garantia de transparência a mais para os participantes e para os contribuintes, além da economia obtida no processo de obtenção dos bens apregoados.

Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283