Prefeitura supera meta do Bolsa Família, atende 6.058 famílias e aquece a economia de Cubatão10/07/2018

É a primeira cidade da Baixada Santista a atingir a meta estabelecida pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

Ao atingir, em junho, a marca de 6.058 famílias assistidas, a Prefeitura de Cubatão superou a meta estabelecida pelo Governo Federal para o Programa Bolsa Família, possibilitando a injeção mensal, na economia da cidade, de R$ 1.002.595,00. Foi o primeiro município da Baixada a conquistar tal objetivo.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a quem está afeta a gestão do Bolsa Família, a cobertura do programa em Cubatão é, hoje, de 100,13% em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o ministério.

Os dados foram comemorados pelo prefeito Ademário Oliveira. "Estamos satisfeitos com estes resultados, mas não surpresos, pois nos empenhamos pessoalmente na ampliação do programa desde o início de nosso governo. Incentivamos a realização de mutirões de cadastramento de famlias carentes", afrmou.

As 6.058 famílias hoje assistidas pelo Bolsa Família equivalem a 12,18% da população da cidade. Neste total estão incluídas 2.467 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. No início da atual administração, o número de famílias cadastradas não chegava a 2.500. Em julho daquele ano, quando o novo processo de cadastramento ainda estava sendo desenvolvido, os recursos destinados pelo Governo Federal eram em torno de R$ 400 mil mensais.

Em dezembro do mesmo ano, já havia 4.634 famílias cadastradas e a dotação mensal subia para R$ 769.423,00. Em 2018, o número de famílias cadastradas que, em janeiro, era de 5.045, subiu para 6.058 em junho. A dotação foi de R$ 829 mil para os R$ 1.002.595,00 atuais.

Segundo o prefeito, ao apoiar a ampliação do programa, a Prefeitura deu nova dimensão ao Bolsa Família, fazendo dele, além de um programa de assistência às pessoas carentes, um indutor do crescimento econômico da cidade. Lembrou que a injeção de R$ 1 milhão por mês na economia de um município do porte de Cubatão é um forte incentivo ao comércio e à geração de empregos.

Ademário baseou-se em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), dando conta que a cada R$ 1,00 transferido às famílias do programa, o PIB local tem um acréscimo de R$ 1,78.

Educação - O aumento da assistência do Bolsa Família, em Cubatão, está possibilitando também, a melhoria do acompanhamento da freqüência escolar na cidade, considerado "muito bom" no relatório do Ministério de Desenvolvimento Social.

Segundo o órgão federal, 5.080 crianças e jovens de 6 a 17 anos precisavam ter, em Cubatão, a frequência escolar acompanhada no último bimestre. Dessas, foram acompanhadas 4.885, ou seja, 96,16%. A média nacional, segundo o Ministério, é 91,07%.

Cadastro Único - Cubatão obteve destaque, também, na ampliação do Cadastro Único, sistema que registra as informações sobre cada família de baixa renda, identificando seus membros e suas condições econômicas e sociais. O Goveno Federal utiliza os dados deste cadastro para conceder não só os benefícios do Bolsa Família, mas de programas como Tarifa Social de Energía Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Cubatão hoje possui 10.202 famílias inseridas no Cadastro Único, sendo que os cadastros de 8.587 delas foram atualizados nos últimos dois anos. Isso faz com que a taxa de atualização cadastral do município seja de 85,31%, bem acima da média nacional, que é de 73,16%. "Isso significa que o cadastro do município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo", diz o relatório do Ministério de Desenvolvimento Social.

Para atingir tais metas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) desenvolveu estratégias especiais. Segundo o secretário Sebastião Ribeiro do Nascimento (Zumbi), elas consistiram, principalmente, na realização semanal de mutirões de cadastramento, com visitas de equipes aos núcleos residenciais e atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), situados na area central, na Vila Natal e no Bolsão Oito.

O programa - O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de extrema pobreza e miséria, identificadas no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal. A família deve ter renda mensal por pessoa de até R$ 85,00 ou renda mensal por pessoa de R$ 85,01 a R$ 170,00, desde que possua crianças ou adolescentes até os 17 anos de idade em sua composição.

Cadúnico - Cadastro Único para Programas Sociais
Rua Padre Nivaldo Vicente dos Santos, 41, Centro