Servidora assume secretaria-adjunta de Saúde02/08/2018

Denise Filomena Rodrigues é enfermeira com formação em Gestão Pública e Administração Hospitalar

A enfermeira Denise Filomena Rodrigues, atual diretora de Atenção à Saúde de Cubatão, assumiu a função de secretária-adjunta de Saúde. Servidora municipal, ela tem também formação em Gestão Pública, e pós-graduações em Saúde Pública e Administração Hospitalar, além de uma série de cursos, treinamentos e congressos técnicos.

"A enfermeira Denise Filomena passa a desempenhar função essencial e traz toda sua experiência consolidada como servidora na Secretaria de Saúde, com sua atuação e ideais de humanização e acolhimento, como concretização dos princípios do Sistema Único de Saúde", comenta a secretária de Saúde do município, Andrea Pinheiro Lima.

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Dom Domênico, Denise Filomena começou sua carreira em 1987 no Hospital Beneficência Portuguesa de Santos. Iniciou sua trajetória em Cubatão nesse mesmo ano, no Hospital Municipal, por meio da Fundação Cubatense.

Após ter sido aprovada em concurso público em 1990, participou da implantação do Centro de Pediatria de Cubatão e da primeira UTI Infantil de Cubatão e da primeira Unidade de Terapia Infantil da Região da Baixada Santista, tendo exercido a coordenação desse serviço entre 1990 a 1992.

Participou da implantação do Hospital Modelo e exerceu o cargo de diretora de Enfermagem e do Serviço de Emergência do município entre 1992 e 2003. Nos três anos seguintes (2004-2006), foi coordenadora do Programa Saúde da Família. Entre 2009 e 2010, teve sua primeira passagem pela Diretoria de Atenção à Saúde.]

Desde 2010,é a responsável pelo Comitê de Vigilância à Mortalidade Materna e Infantil de Cubatão, período de redução da mortalidade infantil no município. De volta ao cargo de diretora de Atenção à Saúde em 2017, ela assume agora essa nova responsabilidade na implantação das políticas públicas voltadas para a Saúde em Cubatão.

Além de ter atuado em outros municípios da Baixada Santista, atuou no Pronto-Socorro de Santos, no Hospital de Bertioga e na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santo Amaro, em Guarujá.

Na área do Ensino, foi docente da Faculdade de Enfermagem da UNIP-Universidade Paulista(2005-2007) e docente e coordenadora local do CEFOR-SP - Centro de Formação de Pessoal para a Saúde.

Texto: Alessandro Atanes - MTb 650/96 DRT-MT