Cubatão sai na frente na Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo03/08/2018

Atingir 95% das crianças de 1 a 5 anos incompletos é a meta da Secretaria Municipal de Saúde, que começa a vacinar neste sábado (4)

Com uma antecipação de dois dias da Campanha Nacional contra o sarampo e a poliomielite, o município de Cubatão inicia neste sábado (4) a vacinação das 7.291 crianças com idade entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias. São 14 postos de vacinação distribuídos pela cidade, além de postos volantes que vão mobilizar cerca de 200 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha foi lançada oficialmente na tarde desta sexta-feira (3) pela secretária de Saúde, Andrea Pinheiro, e pela diretora de Vigilância em Saúde do município, Luciana Martins Rozman, no CEU - Centro de Estudos Unificados Marta Joseste Ramos Impaléa.

Na mobilização - cuja meta é atingir 95% das crianças cubatenses naquela faixa etária durante todo o mês de agosto (a campanha vai até dia 31) -, a Secretaria vai disponibilizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Casqueiro, 31 de Março, Nova República, Área 5 e Vila Nova, bem como nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Vale Verde, Ilha Caraguatá, Vila dos Pescadores, Vila São José, Cota 200, Cota 95, Morro do Índio, Pilões e Mário Covas (confira os endereços e horário de funcionamento de cada unidade em https://goo.gl/mC5fAF ).

Dias D -. Para atingir o maior número possível de crianças, a Secretaria de Saúde programou dois Dias D, quando haverá um reforço da campanha com mais quatro unidades de vacinação, além das que atenderão durante todos os dias da semana das 8 às 17 horas: UBS e CSU da Vila Natal, USFs da Água Fria e Vila Esperança. O primeiro Dia-D será neste sábado (4) e o segundo no dia 18, também um sábado, para facilitar a vida dos que não podem levar as crianças aos postos de vacinação durante os dias de semana.

Além dos postos fixos, estão programados dois postos volantes que, nos Dias-D, vão percorrer os bairros da Vila Elizabeth (das 8 às 11 horas, na Pastoral da Criança), Pedreira (das 13 às 15 horas, na Associação dos Moradores) e Posto Paulínia, das 15 às 16 horas.

"Zerar a carteirinha" - É importante que os pais levem a Carteira de Vacinação das crianças para, além de elas serem vacinadas contra o sarampo e a poliomielite, aproveitarem para "zerar a carteirinha", atualizando-a com alguma vacina que por acaso esteja faltando.

No lançamento da Campanha de Vacinação no CEU, a secretária de Saúde, Andrea Pinheiro, pediu a colaboração de todos na divulgação do esforço de vacinação das crianças (mesmo as que já tenham sido vacinadas), ressaltou a importância de proteger as crianças contra os perigos do sarampo e da poliomielite e disse que "vacinar é proteger, é um ato de amor às nossas crianças".

Saiba mais: https://goo.gl/ce9Wsd

Texto: Gilson Miguel - MTb.: 19.181/SP