Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Cia. de Dança de Cubatão apresentou na Prefeitura os prêmios obtidos no Festival de Joinville/SC06/08/2018

Equipe fez questão de levar os troféus e medalhas que recebeu em Santa Catarina, onde ganhou o título de melhor grupo da competição
 
A Cia. de Dança de Cubatão, que conquistou o bicampeonato no Festival de Joinville/SC, fez questão de dividir a conquista com o prefeito da cidade, Ademário Oliveira. Nesta segunda-feira (6), parte da equipe foi recebida no gabinete do chefe do Executivo, que viu de perto os troféus e medalhas recebidos pelos artistas.

"Estamos muito felizes, Cubatão merece todas essas conquistas no campo das artes. O bicampeonato e o prêmio para a melhor bailarina do Festival, uma cubatense, coloca Cubatão no topo do cenário da dança no Brasil", disse o prefeito. E brincou, dizendo que já virou rotina para a Cia. de Dança trazer prêmios para a cidade - já que, além do festival de Joinville 2018 e 2017, a equipe também foi premiada ano passado em Nova York, no Festival Valentina Kozlova.

Os artistas levaram os troféus de melhor grupo do Festival, a medalha de ouro recebida pela bailarina Yasmin Mattos e os demais prêmios: troféu de 1º lugar com coreografia "Além daqui...", de Zeca Rodrigues, na categoria jazz avançado; 1º lugar em solo contemporâneo sênior com "Mais do que palavras", uma criação de Claudionor Alves interpretada por Yasmin Mattos; 2º posição em solo contemporâneo sênior com "Em silêncio...", de Flávia Sá, também dançado por Yasmin; e o 3º lugar com "Apenas...", um duo contemporâneo assinado por Flávia Sá e interpretado por Jey Santos e Yasmin Mattos. Zeca Rodrigues também recebeu a indicação de melhor coreógrafo.

Vanessa Toledo, diretora artística da Cia., destaca a importância do prêmio especial de melhor grupo do festival e o peso que tem para a dança regional: "Esse prêmio surge de indicações da curadoria do Festival e dos jurados, que levam em conta a performance das equipes. O destaque é dado àqueles que obtiveram um desempenho muito acima da média durante as apresentações - o que vale para grupos e bailarinos", explicou. Além do troféu, a equipe recebe prêmio em dinheiro.

Neste festival catarinense, a Cia. de Dança de Cubatão participou com coreografias criadas por diferentes artistas, porém Vanessa destaca o trabalho contínuo do coreógrafo residente da Cia., no sentido de ser um incansável incentivador. "O Zeca Rodrigues é um artista já premiado aqui em Joinville com a Cia. e outras equipes paulistas de que faz parte. É filho de nossa terra e, desde o tempo do grupo Espaço Inverso, busca a valorização da dança e dos bailarinos", completou ela, afirmando que sem a equipe técnica por trás da cena, como o produtor André Santos, seria impossível conquistar resultados tão significativos.

A equipe também destaca a ajuda da Prefeitura de Cubatão e de patrocinadores para a viagem que garantiu a realização de um sonho aos 17 bailarinos que compõem o elenco, além da equipe técnica. A Cia. também realizou oficinas e mostras coreográficas, arrecadando verba para participar do Festival. "As conquistas são fruto de muito trabalho e dedicação. Temos certeza de que todo empenho e dedicação valeram muito a pena", completou o coreógrafo Zeca Rodrigues.

Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também