Prefeitura firma parceria para mutirão de saúde bucal na Fabril07/08/2018

Acordo foi definido entre a Secretaria de Saúde e a Unimes, em reunião no gabinete do prefeito

A Secretaria de Saúde (SMS) e a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) oficializaram, na manhã desta terça-feira (7), o "2º Programa Mutirão Odontológico". É uma parceria com o objetivo de levar orientação, entrega de kits, escovação e triagem de casos que possam ser cuidados na rede municipal e na própria universidade. O evento será realizado no dia 28/8, na Capela Nossa Senhora Aparecida (Rua 7, s/nº, Fabril), das 9 às 17 horas.

Em reunião na Prefeitura, estavam presentes o prefeito Ademário Oliveira, a secretária de Saúde Andréa Pinheiro, o secretário de Comunicação Social Fabiano Caldeira, o presidente da Câmara Municipal Rodrigo Soares (Alemão), o representante da Unimes e professor do curso de Odontologia, José Narciso Rosa Assunção Junior, e o diácono Wilson José da Silva. Na oportunidade, firmaram oficialmente a parceria e definiram os detalhes finais do evento.

Cerca de 70 alunos e 4 professores da universidade se deslocarão para a Fabril para realizar o mutirão. Os munícipes da região terão a oportunidade de serem avaliados e, se necessário, encaminhados para melhores cuidados. Além disso, os profissionais ensinarão técnicas de escovação dentária e prevenção na saúde bucal. Os kits que serão entregues no mutirão vão conter sabonete, pasta e escova de dente e um folheto educativo, em parceria com a Colgate.

Segundo o autor da lei que institui o programa e presidente da Câmara Municipal, Rodrigo "Alemão", levar os serviços odontológicos diretamente aos núcleos residenciais possibilita - a quem não tem a condição de realizar uma avaliação - receber os cuidados necessários. "Este serviço de avaliação, prevenção e encaminhamento é um grande benefício para a cidade e para os munícipes, pois não tem nenhum custo para a Prefeitura, e nem para o cidadão, além de a população receber um atendimento de qualidade", completou o presidente.

"Esta parceria é importante para a descentralização de serviços, levando o auxílio diretamente ao cubatense. É uma ação de saúde e social. Todos os cuidados de prevenção e avaliação serão realizados no mutirão. Se necessário, os atendidos serão encaminhados para a rede municipal de Odontologia ou para a universidade", disse a secretária de Saúde, Andréa Pinheiro.

Contribuição de texto: Lucas Tavares

Prefeitura Municipal de Cubatão