15º Festac continua nesta semana no Bloco Cultural e no Teatro do Kaos08/08/2018

Na sexta-feira, Cia Art&Manha apresenta musical 'Elogio ao Maluco, Beleza?'

O 15º Festac - Festival de Teatro de Cubatão segue com programação gratuita nesta semana já a partir do dia 9. Nesta quinta-feira (9), às 20 horas, acontece a sessão do espetáculo de humor 'Irmã Selma', protagonizado pelo ator Octavio Mendes no Bloco Cultural da Cidade (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro). A atividade faz parte do Circuito Cultural Paulista, programa estadual gerido pela Associação Paulista de Amigos da Arte (APAA), que complementa o festival. Classificação indicativa: 14 anos.

É um espetáculo de teatro que conta com a criatividade do ator em cena, também responsável por dramaturgia e direção. Octavio interpreta cinco personagens elaborados durante a sua permanência no 'Terça Insana', grupo que fundou e onde atuou por quatro anos. Com mais de 9 milhões de acessos no Youtube, o principal hit é a personagem-título. Além da freira, também se destaca Monica Goldstein, uma apresentadora de programa sensacionalista, um quadro que até já migrou dos palcos para a TV na última década. Maria Botânica, Walmir e Xanaína completam os esquetes. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na sede da Secult (Av. Nove de Abril, 2275, Centro).

Maluco Beleza - Por sua vez, a Cia. Art&Manha apresenta o espetáculo musical 'Elogio ao Maluco, Beleza?' nesta sexta-feira (dia 10), às 20h, no Teatro Do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34, Sítio Cafezal). Trata-se de uma obra livremente inspirada no repertório de Raul Seixas, com citações de Erasmo de Roterdã, permeando por arquétipos criados por Raul: a Loucura e a Metamorfose. Classificação: livre.

No enredo, aborda-se a vida pessoal e profissional do versátil cantor com trechos de cartas e poemas, mostrando desde a inquietação política que motiva a obra 'Mosca na Sopa', até a crítica ao cenário nacional em 'Monstro Sist'. "Enfim, o Maluco Beleza era um homem careta, apaixonado por filosofia, dado ao ocultismo, mas descrente do homem obediente ao sistema. A única certeza é de que, a qualquer hora, em alguma estrela, ele aportará", explica a diretora teatral Lucia Oliver. A obra tem dramaturgia de Natanael Gomes e Ricardo Oliveira. Sobem ao palco: Yuri Trindade, Aline Leone, Jade Oliver, Natan e Marcelo Vitor.

Festac - A retomada do 15º Festac é uma realização da Associação Cultural Incena Brasil e da Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura, com apoio da Associação Paulista de Amigos da Arte (APAA), Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, SESC Santos e La Casita. Toda a programação está disponível em: http://fb.com/cubatao.festac

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP