Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Arquiteto representa Cubatão no 3º Encontro Nacional de Urban Sketchers em Salvador08/08/2018

O arquiteto e desenhista Carlos Roque leva para Salvador desenhos do seu dia-a-dia
 
Em um dia comum de trabalho, ao sair para almoçar, o arquiteto e servidor público cubatense Carlos Roque Barbosa de Jesus pega sua caneta, caderno e estojo de aquarela e tira 30 minutos para fazer desenhos ao ar livre. Ele registra o que vê naquele momento. É com essas imagens do dia-a-dia que Roque leva o nome de Cubatão para o 3º Encontro Nacional de Urban Sketchers, que será realizado em setembro em Salvador/BA.

No Brasil, são mais de 200 grupos chamados Urban Sketchers, ou desenhistas urbanos, que desenvolvem a modalidade. Existe uma série de regras, como: fazer desenhos de locação, por meio da observação direta; contar histórias do dia-a-dia; fazer com que os desenhos sejam registros do tempo e lugar; fieis as cenas em que retratam; valorizar a técnica individual do artista; desenhar juntos e divulgar o trabalho.

Roque é arquiteto de formação e desenha desde criança. Ele faz parte dos Urban Sketchers desde 2013. Sempre que está com o caderno, registra suas anotações e desenhos. Simplesmente para e desenha, no exato momento. Faz de seu caderno um diário gráfico, que visa acompanhar, com desenhos, o que acontece com ele e ao seu redor.

Segundo Roque, o desenho urbano é um movimento para se reconectar com a cidade. "O espaço vazio é o espaço da violência. O desenho urbano é o exercício de observar como são ocupados os espaços das cidades", diz o arquiteto. Para ele, a cidade não é feita apenas de prédios e monumentos; às vezes, ele prefere registrar uma casa simples com um belo jardim, que significa a demonstração de respeito para com o resto da cidade.

O arquiteto ficará de 6 a 9 de setembro em Salvador. Esta é a primeira vez em que representa a cidade, com desenhos, na exposição. A Baixada Santista leva 2 representantes para o evento, Roque é um deles. Seus desenhos ficarão expostos durante três dias, em galerias no centro da cidade. Para acompanhar os desenhos de Roque, basta digitar a hashtag #carlosroquebj no Facebook.   



Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também