Prefeitura e ITS Brasil realizam trabalho de emprego apoiado para pessoas com deficiência04/09/2018

O serviço é gratuito e é realizado com apoio da Secretaria de Saúde

A Prefeitura (por meio da Secretaria Municipal de Saúde), junto com o Instituto Tecnologia Social - ITS Brasil, realizam o projeto "Emprego apoiado para pessoas com deficiência". Os beneficiados contam com assessoria, orientação e acompanhamento personalizado, dentro e fora do local de trabalho, com o objetivo de inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. O serviço é gratuito, sendo prestado nas Unidades de Saúde da Cidade e no escritório do Instituto - localizado na Avenida 9 de Abril, 2166, 2º andar, sala 23, com atendimento das 9 às 18 horas.

Toda pessoa com deficiência, que esteja disposta a trabalhar e queira apoio em sua inclusão no mercado de trabalho, pode ser atendida pelo projeto. O trabalho é realizado por meio de acolhimento dos técnicos de emprego apoiado, que capacitam o beneficiado, além de realizarem trabalhos de conscientização com possíveis empresas contratantes. Estes profissionais são especializados, funcionando como facilitadores e preparadores de pessoas com deficiência.
Os profissionais atuam de acordo com os seguintes passos:

Antes da contratação - elaborar o perfil vocacional e profissional do usuário do programa; buscar e analisar postos de trabalho adequados e prestar assessoria e apoio às empresas.

No posto de trabalho - instruir e apoiar tecnicamente o usuário; orientar e assessorar o empresário e os funcionários e trabalhar as habilidades sociais com a pessoa com deficiência.

Depois da contratação - desenvolver ações de apoio à manutenção do posto de trabalho.

ITS Brasil - Foi instituído em 2001, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas com seus projetos. Tem o objetivo de construir novos modelos de desenvolvimento para viabilizar a relação entre ciência, tecnologia, inovação e inclusão social.

O Instituto atua ressaltando a importância de uma política estratégica de superação dos desafios nacionais nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo protagonista em processos que colaboram para o estabelecimento do conceito de tecnologia social e da tecnologia assistiva no Brasil e internacionalmente, através de eventos e projetos em articulação com governos, instituições e a sociedade civil.

Além do atendimento presencial, o Instituto também atende pelo endereço de correio eletrônico its@itsbrasil.org.br e pelo telefone (13) 3323-5013.

Contribuição de texto: Lucas Tavares

Prefeitura Municipal de Cubatão