Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Encenação 'Caminhos da Independência' retorna e leva centenas ao Teatro do Kaos10/09/2018

A peça teatral é tradicional na cidade e reconta a passagem de Dom Pedro I por Cubatão antes de proclamar a Independência
 
Os caminhos que levaram o Brasil à sua independência passaram por Cubatão. Dom Pedro I teria caminhado por terras cubatenses pouco tempo antes de proclamar a separação entre Brasil e Portugal. Sempre de maneira surpreendente, o fato histórico revive por meio do teatro.

A encenação "Caminhos da Independência - Ano XIV" aconteceu no feriado e fim de semana no Teatro do Kaos, no charmoso espaço próximo ao Largo do Sapo. "Foi incrível reviver essa emoção, após quatro anos sem apresentarmos a encenação", disse Lourimar Vieira, diretor do Kaos e idealizador da peça - que já aconteceu ao ar livre, em forma de musical, em uma lona de circo e há algum tempo é abraçada pelo espaço do teatro.

Desta vez, pelo menos mil pessoas acompanharam as sessões, de acordo com Vieira. Os ingressos foram trocados por um quilo de alimento não perecível e cerca de uma tonelada dos produtos arrecadados será doada ao Fundo Social de Solidariedadede Cubatão.

Como é de praxe, o espetáculo trouxe um nome artístico de expressão para interpretar o papel do príncipe. Em 2018 foi o ator Felipe Folgosi quem se vestiu de Dom Pedro I. Porém, todos os outros artistas envolvidos na produção e execução são filhos da terra: desde a dramaturgia assinada por Cícero Gilmar Lopes, direção do espetáculo por Douglas Lima, Fabiano Di Melo e Sander Newton, além da presença no palco de mais de 20 artistas de coletivos e companhias teatrais que se revezaram para dar vida a personagens históricos como José Bonifácio, Carlota Joaquina, Dom João VI e, claro, o casal Couto, moradores de Cubatão à época.

"Muito interessante ter uma visão atualizada da importância da cidade de Cubatão nesse recorte histórico que foi a Independência do Brasil. Melhor ainda conferir que todo esse trabalho impecável foi realizado por artistas cubatenses, verdadeiros talentos no palco e fora dele", disse o prefeito Ademário Oliveira, que acompanhou a peça teatral ontem (9) no encerramento.

Este ano, a encenação foi realizada pelo Kaos por meio da Lei Rouanet de incentivo à Cultura e contou com o patrocínio do Grupo EcoRodovias e apoio da CMOC Brasil, com mediação da Prefeitura de Cubatão.

Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202

Tags

Leia Também