Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Espetáculo "Somos todos grupos artísticos de Cubatão" acontece neste domingo (16)13/09/2018

Apresentação é às 15h, no Novo Anilinas. Vai reunir cerca de 200 artistas dos 8 Corpos Estáveis da cidade
 
Todos os Corpos Estáveis de Cubatão se reúnem neste domingo (16) em uma apresentação especial no Parque Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), a partir das 15h. Intitulado "Somos todos Grupos Artísticos de Cubatão", o concerto reunirá cerca de 200 artistas que integram a Banda Sinfônica da cidade, Cia de Dança, Coral Zanzalá, Banda Marcial e seu Corpo Coreográfico, Grupo Rinascita, Coral Raízes da Serra e alunos do Programa Banda Escola - BEC. A entrada é franca.

A idéia do espetáculo é reunir um pouco da ação artística de cada equipe. A Banda Sinfônica da cidade, com 48 anos de existência, levará canções clássicas de alta performance. Estará sob o comando especial do maestro Roberto Farias, seu criador e atualmente o coordenador geral dos Grupos Artísticos. A Banda hoje é referência regional em execução de repertório exclusivo para a formação de banda sinfônica e já foi exemplo nacional quando desfilava em solo, na época que ainda era a "poderosa Banda Musical".

A Cia de Dança de Cubatão também apresentará coreografias campeãs. O elenco conquistou o prêmio especial de melhor grupo no Festival de Dança de Joinville 2018 e prêmio de melhor bailarina para a cubatense Yasmin Mattos, além de medalhas no ano passado em um festival em Nova York, quando representou o Brasil.

O Coral Zanzalá também interpreta canções da Música Popular Brasileira, com suas mais 50 vozes. A equipe também tem uma história que data dos anos 1970, quando foi criado dentro do então Conservatório Musical de Cubatão - hoje Escola Técnica de Música e Dança. Representou a Baixada Santista por duas vezes no Mapa Cultural Paulista e foi a voz do Brasil no concerto de Natal de Handel, quando se apresentou no Lincoln Center, no coração de Nova York.

A Banda Marcial e seu Corpo Coreográfico também estarão presentes com temas populares. Famosa por suas apresentações em solo, especialmente em desfiles cívicos, desta vez a equipe estará em formação de orquestra e o Corpo, em formação militar. Oficializada na década de 1990, a Marcial e seu Corpo Coreográfico são referência nas apresentações de solo até hoje.

A apresentação também contará com a presença do Grupo Rinascita que executará composições escritas nos períodos renascentista, barroco e medieval, a chamada "Música Antiga". Também surgido dentro do Conservatório Musical, de um grupo experimental passou a se apresentar para a comunidade. Nas mãos dos artistas estão instrumentos musicais réplicas dos utilizados entre os séculos XIV e XVI. O fazer artístico, fruto de muita pesquisa e estudo, culminou no tombamento do Grupo em 2010 como bem imaterial de Cubatão indicado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio, Condepac.

As maduras vozes do Coral Raízes da Serra também serão destaque com músicas do cancioneiro do folclore e MPB. Voltado para a Terceira Idade, o 'Raízes' leva arte e entretenimento a mais de 30 idosos da cidade. E os jovens artistas do Programa Banda Escola - BEC se revezam em apresentações de música (jovens iniciantes e acadêmicos), musicalização infantil, canto e dança. Mais de 100 alunos estarão presentes. Vale lembrar que a escola livre de artes possui 400 estudantes nos períodos da manhã e tarde.

"Será um dia de apresentarmos, de uma só vez, todo trabalho artístico realizado pelos Grupos e suas diferentes formações. Uma ótima oportunidade da comunidade, que sempre nos acompanha, rever as atividades mais significativas. Esperamos todos lá", afirmou Roberto Farias.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também