Prefeitura de Cubatão sanciona Plano Municipal de Cultura13/09/2018

De caráter decenal, o plano foi elaborado entre técnicos, servidores e artistas

Com a aprovação do Plano Municipal de Cultura (PMC), O município de Cubatão se tornou o pioneiro da Baixada Santista a criar todos os componentes do sistema público de cultura. Nesta quinzena, a Cidade passou a contar com a Lei nº 3.937/18, que aprova o seu primeiro Plano Municipal de Cultura (PMC), disponível em: https://tinyurl.com/pmccubatao

"A cultura deve ser compreendida como um eixo estratégico para o desenvolvimento social de todos os cidadãos cubatenses", destaca o vice-prefeito e secretário de Cultura, Pedro de Sá Filho. "O PMC foi sancionado pela atual Administração em uma perspectiva de crescimento perene do acesso da população à cultura".

De acordo com o secretário, o plano foi elaborado por uma comissão intersetorial, envolvendo técnicos e servidores municipais e artistas representando o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A Secretaria de Cultura e o conselho organizaram em conjunto audiências públicas em comunidades e virtualmente no decorrer do último ano.

No PMC, constam diagnósticos sócio-histórico, institucional e de cada segmento artístico da Cidade. Ainda, um amplo planejamento estratégico, considerando diretrizes e metas de curto até longo prazo, para a próxima década, com ações, indicadores e resultados estimados. Assim, qualificando e embasando os passos futuros da Prefeitura, ao assegurar a efetivação e ampliação dos direitos culturais no município.

Com o plano decenal, a atual Administração segue o plano de governo em cumprir com todas as etapas do acordo entre Prefeitura e Ministério da Cultura, de 2013. Além da lei do PMC, o sistema público envolve a manutenção da secretaria, do conselho, da conferência bienal e do sistema de informações e indicadores culturais, efetivado em 2017: http://smiic.wordpress.com .

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP