UME Henry Borden apresenta a maior nota do Ideb da Baixada Santista13/09/2018

Situada na Vila Light, unidade contempla cerca de 320 estudantes

De toda a Baixada Santista, a UME Usina Henry Borden foi a escola mais bem avaliada em 2017. De acordo com dados recentes do Ministério da Educação, a unidade recebeu nota 7,9 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Situada na Vila Light, a UME abrange em torno de 320 alunos do Ensino Infantil até o Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora pedagógica, Ana Paula Santos Coutinho Simões, o bom índice é fruto do convívio da comunidade escolar: "Os pais estão muito dentro da escola. É uma tríade perfeita: a relação de pais, escola e alunos".

Por sua vez, o vice-prefeito e secretário de Educação, Pedro de Sá Filho, complementa que, na UME, "os estudantes também fazem pesquisas relativas à história da Cidade e questões familiares. Não é só a educação formal, dos livros, mas recebem uma visão ampla da experiência da vida compartilhada. Nosso desafio é levá-la para todas as escolas".

IDEB - O índice da unidade é referente à avaliação dos estudantes do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), onde toda a rede municipal superou a meta de 5,6: a média das UMEs alcançou 6,2. Entre 2015 e 2017, também houve um avanço entre os alunos da rede no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), de 4,6 para 4,8, nota acima da média nacional (4,7).

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP