Alunos da UME Nóbrega representarão Cubatão na Olimpíada Regional do Conhecimento em Defesa Civil28/09/2018

Equipe venceu a Olimpíada Municipal, que ocorreu nesta sexta-feira (28)

Com uma torcida muito animada, os alunos da UME Padre Manoel da Nóbrega venceram a Olimpíada Municipal do Conhecimento em Defesa Civil, nesta sexta-feira (28) no Bloco Cultural.

Os alunos Alexandre Pinheiro Dutra, Iury Barbosa da Silva Queiróz e Mateus Pereira de Freitas, do 5º B, que venceram no desempate, representarão Cubatão na etapa regional em Praia Grande. "A última fase foi difícil, mas gostamos muito de participar e estamos muito felizes", declarou Mateus. "Fizemos um trabalho intenso na escola e eles se destacaram, se empenharam de verdade. Estou muito orgulhoso de vê-los representando a Cidade, mas o conhecimento a que todos tiveram acesso é o mais importante", comemorou o professor dos vencedores, César Neves de Souza.

A equipe recebeu prêmio da coordenadora regional de Defesa Civil (Redec I-2), Regina Elsa Araújo, que ressaltou a importância do conhecimento. "Há 30 anos ocorreu um deslizamento na Cota 95, onde infelizmente se perderam dez vidas. A partir daí intensificamos o trabalho de prevenção e acesso à informação. Parabenizo a equipe vencedora, porém é preciso ter em mente que o mais importante é o que cada um aprendeu e o conhecimento a ser compartilhado, vencendo ou não", declarou Regina.

Na etapa municipal, oito unidades de ensino selecionaram três alunos do Fundamental I. As demais escolas participantes foram: UME Padre José de Anchieta, Dom Pedro I, Elza Silva dos Santos, Rui Barbosa, Estado do Espírito Santo, Ulysses Guimarães e João Ramalho.

A competição foi dividida em dois questionários, gincana e questionário para desempate. Promovida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), foram realizadas palestras nas escolas e distribuição de apostilas sobre deslizamentos, alagamentos, enchentes, descargas elétricas e uso racional da água.

"A equipe da Defesa Civil está muito satisfeita com o resultado da Olimpíada. A dedicação deles e a torcida nos surpreenderam e por isso todos já são vencedores. Agradecemos o empenho dos diretores, professores e, em especial, aos alunos que aceitaram enfrentar este desafio conosco. Temos a honra de compartilhar um pouco do conhecimento adquirido ao longo dos anos e estaremos muito bem representados na próxima fase. Desejamos sucesso à equipe", declarou o responsável pela Comdec-Cubatão, Levindo dos Santos Filho.

Etapa regional - A Olimpíada Regional do Conhecimento em Defesa Civil está marcada para o dia 10 de outubro, a partir das 13h30, no Auditório da Secretaria de Educação, que fica na Av. Presidente Kennedy, nº 9.000, na Vila Mirim. Competirão as nove cidades da Baixada Santista.

Celebração anual - A data não foi escolhida em vão. Em 10 de outubro é comemorado o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, celebrado anualmente na segunda quarta-feira de outubro.

Instituído pela ONU, tem como objetivo alertar sobre a temática dos desastres naturais, as formas de prevenção e redução das consequências, assim como criar uma sociedade mais capacitada para o enfrentamento dos desastres naturais.

Já a Olimpíada foi criada em 2008 e é organizada pela Redec, pelas equipes das Defesas Civis municipais e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com apoio da Defesa Civil Estadual.

Texto: Marisol de Andrade - MTB 58.160