Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Secretaria de Saúde promove Outubro Rosa em Cubatão01/10/2018

Novidade deste ano será a corrida Cubatão Juntos pela Vida, que vai unir o Outubro Rosa ao Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Cubatão preparou uma programação para o Outubro Rosa repleta de palestras, rodas de conversa e atividades físicas voltadas para a saúde da mulher. Elas ocorrem ao longo do mês em diversas unidades de Saúde do município.

A Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Natal inicia as atividades no dia 3, às 14 horas, com uma palestra de orientação sobre o autoexame de mama e um chá da tarde para as mulheres.

Na USF da Ilha Caraguatá a programação ocorre no dia 15, a partir das 9 horas, com uma caminhada pelo núcleo residencial, seguida de uma palestra às 10 horas com o tema 'Saúde da Mulher' e um café da manhã para as participantes. À tarde, às 13h30, uma profissional de enfermagem orienta sobre autoexame de mama, aferição de pressão e diabetes. Logo depois, uma atividade recreativa com aula de maquiagem.

No dia 16, a USF Mário Covas recebe as mulheres para um café da manhã a partir das 9 horas, junto com uma roda de conversa sobre a importância do autoexame, mamografia e preventivo. As mulheres que participarem passarão por consultas e, nos casos necessários, serão encaminhadas para exames.

No mesmo horário, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José também recebe as mulheres para um café da manhã a partir das 9 horas, junto com uma roda de conversa sobre prevenção de câncer de mama e de útero e aplicação de auriculoterapia.

No dia 19, a USF da Água Fria realiza uma caminhada com apitaço a partir das 9 horas, seguida de uma palestra sobre prevenção. Às 10h30, tem início uma série de atividades com educadores físicos e fisioterapeutas.

No mesmo dia, a USF da Vila dos Pescadores promove uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama a partir das 14 horas, seguida de um café da tarde. Também no dia 19, a USF Morro do Índio também promove uma palestra sobre prevenção com café da manhã e, no dia 22, uma caminhada pelo bairro.

No dia 23, a UBS Área 5 realiza às 9h30 uma roda de conversa com a educadora Suzana Maria Rossi Teixeira e a psicóloga Aline Abrantes. A unidade do Jardim 31 de Março faz sua palestra no dia 29, a partir das 13h30, seguida por atividade física.

Hospital Municipal - Na última semana do mês, a Secretaria e o Hospital Municipal farão um mutirão voltado para a Saúde da Mulher. Os detalhes estão em definição e serão divulgados ao longo de mês.

Caminhada - A novidade da programação deste ano é a união do Outubro Rosa com o Novembro Azul, o mês voltado para a saúde do homem, com a 1ª Corrida e Caminhada Cubatão Juntos pela Vida, que será realizada no dia 10 de novembro.

Os participantes devem se inscrever de 29 de outubro a 8 de novembro pelo email juntospelavidasms@gmail.com. No dia da atividade, a entrega dos kits para os participantes ocorrerá das 14 às 16 horas, seguida pela largada às 17 horas, com encerramento às 19h30, com a entrega de medalhas a todos os participantes. A secretária de Saúde Andrea Pinheiro Lima destaca a novidade: "Não é um evento competitivo. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata". 

Texto: Alessandro Atanes - MTb 650/96 DRT-MT

Tags

Leia Também