UME Usina Henry Borden realiza Semana das Crianças08/10/2018

Programação envolve conhecimento, recreação e o bom convívio na comunidade escolar

Para celebrar o Dia das Crianças, a UME Usina Henry Borden, localizada na Vila Light, preparou uma programação especial aos alunos. A Semana das Crianças começou com uma minipalestra sobre pontuação gramatical e um exercício, organizado pela jornalista e professora Marisol de Andrade, na manhã desta segunda-feira (8). "Os alunos puderam ver na prática como a correta pontuação é importante no nosso dia a dia. Eles participaram e aprenderam se divertindo", comentou. Servidora pública, Marisol atua na Secretaria de Comunicação e tem um blogue sobre língua portuguesa chamado Bem Expresso (https://bemexpresso.com.br/), em que compartilha também dicas de leitura e comunicação.

Semana das Crianças - A escola ainda promoverá jogos interclasses, do sexto ao nono ano - futsal para meninos e queimada para meninas. "O objetivo é promover a interação e a cooperação entre os alunos, além de sair da rotina", explicou o professor de Educação Física Márcio Mendonça de Azevedo.

Outro destaque é a "feira do rolo", também conhecida como "desapego": alunos do terceiro ano poderão trazer brinquedos que não usam mais, a fim de trocar por outros - uma prática sustentável e econômica. E, em um mundo onde os celulares e os brinquedos eletrônicos são os mais utilizados pelas crianças, alunos do quarto ano foram incentivados a trazer brinquedos tradicionais, como peão, bolinha de gude, pega-varetas, corda, peteca etc.

E as atividades não param por aí: na programação ainda tem gincana do conhecimento, corrida de "motinhos", piquenique, "dia da fantasia" e festa do pijama.

"Os alunos são muito participativos. Muitos deles entram ainda pequenos e os vemos crescer; a convivência fortalece essa relação de comunidade, a união que temos no ambiente escolar", declarou a orientadora educacional Rachel Christienne de Oliveira.

Melhor escola da Baixada Santista - A unidade de ensino foi a mais bem avaliada de toda a região em 2017. A escola recebeu nota 7,9 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com cerca de 320 alunos, do Ensino Infantil ao Fundamental, a escola realiza diversos projetos para desenvolver habilidades e o espírito de cidadania. Recentemente, uma turma do terceiro ano entregou uma carta e um vídeo gravado por eles ao prefeito Ademário da Silva Oliveira e ao vice-prefeito Pedro de Sá Filho, que na época acumulava a pasta da Educação.

O projeto Que Cubatão queremos para o futuro?, inspirado no quadro O Brasil que eu quero, da Rede Globo, motivou os alunos a pesquisar sobre a realidade do lugar em que vivem e de que maneira podem contribuir como cidadãos. Na ocasião, os alunos também fizeram perguntas ao prefeito sobre saúde, moradia, segurança, educação, entre outros assuntos.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação