Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

UME Usina Henry Borden realiza Semana das Crianças08/10/2018

Programação envolve conhecimento, recreação e o bom convívio na comunidade escolar                                                                                                                  
 
Para celebrar o Dia das Crianças, a UME Usina Henry Borden, localizada na Vila Light, preparou uma programação especial aos alunos. A Semana das Crianças começou com uma minipalestra sobre pontuação gramatical e um exercício, organizado pela jornalista e professora Marisol de Andrade, na manhã desta segunda-feira (8). "Os alunos puderam ver na prática como a correta pontuação é importante no nosso dia a dia. Eles participaram e aprenderam se divertindo", comentou. Servidora pública, Marisol atua na Secretaria de Comunicação e tem um blogue sobre língua portuguesa chamado Bem Expresso (https://bemexpresso.com.br/), em que compartilha também dicas de leitura e comunicação.

Semana das Crianças - A escola ainda promoverá jogos interclasses, do sexto ao nono ano - futsal para meninos e queimada para meninas. "O objetivo é promover a interação e a cooperação entre os alunos, além de sair da rotina", explicou o professor de Educação Física Márcio Mendonça de Azevedo.

Outro destaque é a "feira do rolo", também conhecida como "desapego": alunos do terceiro ano poderão trazer brinquedos que não usam mais, a fim de trocar por outros - uma prática sustentável e econômica. E, em um mundo onde os celulares e os brinquedos eletrônicos são os mais utilizados pelas crianças, alunos do quarto ano foram incentivados a trazer brinquedos tradicionais, como peão, bolinha de gude, pega-varetas, corda, peteca etc.

E as atividades não param por aí: na programação ainda tem gincana do conhecimento, corrida de "motinhos", piquenique, "dia da fantasia" e festa do pijama.

"Os alunos são muito participativos. Muitos deles entram ainda pequenos e os vemos crescer; a convivência fortalece essa relação de comunidade, a união que temos no ambiente escolar", declarou a orientadora educacional Rachel Christienne de Oliveira.

Melhor escola da Baixada Santista - A unidade de ensino foi a mais bem avaliada de toda a região em 2017. A escola recebeu nota 7,9 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com cerca de 320 alunos, do Ensino Infantil ao Fundamental, a escola realiza diversos projetos para desenvolver habilidades e o espírito de cidadania. Recentemente, uma turma do terceiro ano entregou uma carta e um vídeo gravado por eles ao prefeito Ademário da Silva Oliveira e ao vice-prefeito Pedro de Sá Filho, que na época acumulava a pasta da Educação.

O projeto Que Cubatão queremos para o futuro?, inspirado no quadro O Brasil que eu quero, da Rede Globo, motivou os alunos a pesquisar sobre a realidade do lugar em que vivem e de que maneira podem contribuir como cidadãos. Na ocasião, os alunos também fizeram perguntas ao prefeito sobre saúde, moradia, segurança, educação, entre outros assuntos.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também