Remoção de pacientes adota novos veículos15/10/2018

Prefeito Ademário Oliveira destaca que pacientes serão transportados com "dignidade"

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Cubatão apresentou 23 novos veículos para uso da Secretaria de Saúde. São três vans, 10 carros sedans e 10 hatches destinados ao serviço de remoção de pacientes, ao Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) e às ações de Vigilância à Saúde.

O serviço de remoção ficará com as três vans e os 10 sedans. Os veículos são utilizados para transportar pacientes da cidade que necessitam de atendimento em unidades de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) localizadas em outros municípios. Um exemplo são os cerca de 40 cubetenses que realizam semanalmente hemodiálise nos hospitais Guilherme Álvaro (Santos), Santo Amaro (Guarujá) e São José (São Vicente).

Após lembrar que só havia um carro para remoção quando assumiu a prefeitura em 2017, o prefeito Ademário Oliveira afirmou que a nova frota vai trazer dignidade e conforto para o transporte desses pacientes. "Quem precisa de remoção está em uma fase delicada, é um momento de fragilidade".

Cerca de 2 mil pessoas por mês são beneficiadas pelo serviço de remoção da Secretaria de Saúde, que faz o transporte para outras unidades como os hospitais da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, o Hospital das Clínicas em São Paulo ou o Hospital da Unicamp, em Campinas.

A secretária de Saúde, Andrea Pinheiro Lima, ressalta a importância da chegada dos veículos: "Esse é mais um importante passo para o atendimento ao munícipe de Cubatão. Além da remoção, os veículos irão atuar em outros serviços - Vigilância à Saúde, Atendimento Domiciliar - e na secretaria como um todo", explicou.

O prefeito e a secretária destacam que os automóveis foram adquiridos por meio de emendas de vereadores. O presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Alemão, explica que algumas emendas foram modificadas para, em conjunto, atenderem melhor as necessidades da população. "Foi uma parceria entre o Poder Executivo e o Legislativo".

Além destes veículos, a Secretaria de Saúde está em processo de compra de três ambulâncias, e há outro processo de compra que será aberto para a aquisição de um castramóvel para a Associação de Defesa da Vida Animal de Cubatão (ADVAC). As emendas foram feitas pelos vereadores Érika Verçosa, Aguinaldo Araújo, Sérgio Augusto de Santana, Laelson Batista Santos, Ricardo de Oliveira, Jair Ferreira Lucas, Wilson Pio do Reis, Joemerson Alves de Souza e Ivan Hildebrando.

Vigilância à Saúde - Dos 10 hatches, um foi destinado às equipes do PAD e cinco estão a serviço da Vigilância à Saúde. Eles irão fortalecer o combate a vetores, visita às indústrias e levantamento larvário, visita a acometidos por tuberculose e fiscalização sanitária. Os outros quatro hatches darão apoio às demais atividades da secretaria como dispensação de medicamentos e atividades administrativas.

Texto: Alessandro Atanes - MTb 650/96 DRT-MT