Alunos da ETEC Cubatão ficam entre os melhores em projeto do Google "StartUp in School"18/10/2018

O grupo representou toda a Baixada Santista e foi escolhido entre programadas de todo o Estado de São paulo

Um grupo de alunos da Escola Técnica de Cubatão (Etec), ligada ao Centro Paula Souza, ficou entre os melhores dentro de 5 projetos selecionados pelo "StartUp in School" que é gerido pelo serviço Google. Nesta etapa, somente cinco foram escolhidos entre as cidades paulistas para a uma série de dinâmicas sobre temas ligados à criação de startups (tipo de empresas emergentes desenvolvidas em torno de ideias inovadoras). O evento ocorreu no Campus do Google, na cidade de São Paulo. A Etec de Cubatão representou toda a Baixada Santista.

O projeto desenvolvido pelo pessoal da Etec Cubatão é o aplicativo "Kids Night" que oferece a busca pelo serviço de babás no período noturno. A Dentro do aplicativo, a idéia é que os pais se cadastrem e escolham, por proximidade de localização ou por recomendação de outros usuários, a profissional para cuidar de seu menino ou menina. O aplicativo ainda não está disponível para uso, pois depende do desenvolvimento restante do projeto.

A idéia veio de uma demanda real de uma das alunas da equipe, Rita de Cássia Vilela, 32 anos, moradora da Vila Esperança. Hoje participando do curso técnico de administração, Rita passou 10 anos impedida de estudar ou trabalhar à noite por não ter com quem deixar os filhos. "É uma situação recorrente entre as famílias que têm crianças pequenas. A idéia do aplicativo é facilitar a vida das pessoas", disse.

Além de Rita, fazem parte da equipe os alunos: Fábio De Zhi Wu, Lauanda Souza, Lucas Silva de Santana e Pedro Henrique dos Santos. Para os estudantes, a criação do aplicativo fez com que os jovens desenvolvessem a capacidade de solucionar problemas, habilidade de programação e o exercício sobre como tirar um projeto do papel sendo inovador. Para isso, contaram com a ajuda das professoras Maria Cristina Santos, Fátima Candia e do aluno José Carlos da Conceição Júnior, que fez todo trabalho de divulgação em redes sociais.

Na primeira fase do StartUp in School foram selecionadas 8 escolas de todo o Estado de São Paulo e para a grande final, somente 5 foram eleitas. Para Rita Vilela, apesar de não terem ganhado a competição, receberam diversos elogios e a disputa agregou conhecimento. "As dinâmicas foram muito boas, tivemos que apresentar o projeto para os jurados e valeu pela experiência".

Ainda de acordo com a estudante, dentro das atividades realizadas se destacaram as dinâmicas para entender se um usuário aleatório ao utilizar o aplicativo consegue manuseá-lo sozinho, as palestras sobre protótipo e oratória, esta última ensinando como quebrar o gelo frente ao palco ou microfone. Agora, os alunos pretendem continuar à procura de investidores para a realização do aplicativo.

StartUp in School - Startups são empresas em fase inicial que criam produtos ou serviços inovadores, com rápido potencial de crescimento. O projeto idealizado pelo Google Camp acontece no mundo inteiro. Em 2018, foi realizado no Estado de São Paulo em parceria com a empresa Idéias de Futuro.

O diretor de relações governamentais do Google, Marcelo Lacerda, afirmou que "o Google quer fortalecer o ecossistema digital ao seu redor. Com o StartUp in School, a idéia é criar qualidades nos alunos para que eles saiam do Ensino Médio com uma visão mais ampla do que eles podem atingir no mercado de trabalho".

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação