Via Rápida forma turma do curso de cuidador de idosos em Cubatão18/10/2018

A cerimônia foi na tarde desta quinta-feira (18)

Mais uma turma se formou dentro do curso de cuidadores de idosos do Via Rápida Emprego na cidade de Cubatão. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença de Marcos Espírito Santo, secretário de Emprego e desenvolvimento Sustentável, que representou o prefeito Ademário Oliveira.

Moradora da Vila Natal, Maria Inês da Silva Santos transformou uma nota informativa lida no Facebook da Prefeitura de Cubatão em uma oportunidade para ingressar em um novo mercado de trabalho. "Tentei trabalhar como cuidadora de idosos. Mas a contratação não acontecia. Sempre me perguntavam se eu tinha algum curso, alguma formação na área. Agora, com esse certificado, estou pronta para começar a trabalhar", disse, com um largo sorriso, ao lado das amigas Jacilene Nogueira Clementino, da Vila Nova, e Eranilda Virgilina de Souza, da Fabril. "Vi no Facebook e já fui avisando todo mundo que está precisando de uma qualificação", completou Maria Inês.

Com o certificado avalizado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Jacilene afirmou que agora está mais confiante na hora de procurar uma colocação. "As aulas foram ótimas. Aprendemos as técnicas que facilitam o trabalho e oferecem mais conforto e segurança para o idoso, tanto na hora de uma troca de roupa como no momento do banho ou da higiene pessoal".

Nesta turma, 26 participantes receberam o certificado por intermédio do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Os cursos básicos de qualificação profissional são promovidos de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Têm prioridade os candidatos  desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família ou pessoas com maiores encargos familiares. Outras informações podem ser obtidas no site www.viarapida.sp.gov.br.

Reforço de instalação da Etecri - Cubatão deve ganhar um polo da Escola Técnica de Economia Criativa (Etecri) em 2019. A abertura dessa unidade de ensino, que oferece formação de acordo com as novas tendências de mercado e o conceito de economia criativa, será possível em razão de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. O reforço da informação aconteceu durantea cerimônia de formatura do Via Rápida Emprego.

"A Etecri oferece cursos que estimulam a criatividade", afirmou o coordenador do Via Rápida Emprego, Alexandre Moraes Rodrigues, detalhando as formações de vitrinista e recreacionista, além dos cursos de grafite, técnicas de design de moda e food styling gastronomia.

Com uma metodologia diferenciada, as aulas são ministradas por intermédio de dinâmicas de grupo, apresentação de vídeos e exposição dialogada. "Os cursos são gratuitos. A Prefeitura oferece o espaço e o Governo do Estado equipa o local e contrata os professores", disse Rodrigues.

Esta será a terceira Etecri na Região Metropolitana da Baixada Santista. São Vicente e Santos já contam com unidades que oferecem os cursos com duração média de 160 horas distribuídas em 32 dias de aulas.

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702