Moradores do Jardim Nova República entregam documentos que garantirão escrituras de suas casas19/10/2018

Secretaria da Habitação promove, no bairro, mutirão de atendimento nesta sexta-feira (19) e amanhã, sábado (20)

Na manhã desta sexta-feira (19), dezenas de moradores do Jardim Nova República (Bolsão 8) acordaram mais cedo e dirigiram-se ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), situado  na Rua Januário Cândido Pontes. Estavam felizes, pois tinham uma missão importante a cumprir: entregar a documentação que lhe permitirão obter a escritura definitiva da casa em que moram, muitos há 30 anos.

São 1080 famílias do Jardim Nova República que começaram a ser atendidas em um mutirão organizado pela Secretaria Municipal da Habitação destinado a recolher a documentação que será enviada ao Cartório de Registro de Imóveis para expedição das escrituras.

Essas famílias são remanescentes das que foram transferidas, há três décadas, de áreas de risco, como manguezais, morros e área industrial. A transferência foi assegurada pela Lei Municipal nº1783, que criou o projeto Jardim Nova República. O dispositivo permitiu à Prefeitura construir 1080 casas para abrigar as famílias transferidas. A maioria delas é proveniente da Vila Parisi, núcleo que até fins dos anos 1980 estava encravado na zona industrial de Cubatão, na época considerada a região mais poluída do mundo.

A mudança para o Jardim Nova República foi positiva porque ganharam uma casa nova e ficaram livres das enchentes. Mas havia muitos problemas a serem enfrentados: as ruas eram sem pavimentação, não havia escolas, nem equipamentos de atendimento à saúde por perto. Aos poucos os benefícios foram chegando e o bairro hoje está completo.

Segundo a secretária municipal de Habitação, Andrea Maria de Castro, o mutirão será realizado em quatro fases. Na primeira, serão atendidas 315 familias, em dois dias. O atendimento desta sexta-feira foi marcado para o período das 9 às 16h30 e amanhã, sábado, vai das 9 ate 12 horas. Para dar agilidade ao atendimento, as famílias foram visitadas, de casa em casa, há uma semana, por equipes da SEHAB, que prestaram esclarecimentros sobre o tipo de documento que deveriam levar e entregaram senhas.

Texto: Paulo Mota - MTb 12.814