Secretaria Municipal de Saúde promove 'dia d' contra o câncer de mama20/10/2018

Como parte a programação do Outubro Rosa, Prefeitura promove mutirão de exame clínico e
mamografia neste sábado (20)

A frase é clichê, mas é verdade: prevenir ainda é o melhor remédio. Por isso, o Outubro Rosa alerta sobre a importância do autoexame e de outras medidas para se evitar ou tratar a tempo o câncer de mama. Neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove atendimento no Pronto Socorro Central voltado ao Outubro Rosa, das 8 às 17 horas. Duas ginecologistas realizam exame clínico e, quando necessário, encaminham para exames de mamografia. "Toda a rede pública está envolvida. Fizemos uma integração entre unidade básica de saúde, hospital e até o Pronto Socorro. E o atendimento no sábado dá a oportunidade para as mulheres que não conseguem ir durante a semana por conta do trabalho e da correria do dia a dia", declarou a secretária de Saúde Andrea Pinheiro.

Na próxima semana, dos dias 22 a 26 de outubro, das 14 às 17 horas, as pacientes que receberam encaminhamento para mamografia neste sábado devem ir ao Hospital Municipal para realizar o exame. Para estas pessoas não tem fila de espera para atendimento, conforme ressaltou a secretária. O Hospital fica na Av. Henry Borden, s/nº, Centro.

O prefeito Ademário Oliveira e a primeira-dama Adeíza Monteiro Oliveira estiveram no Pronto Socorro para conferir de perto o serviço e conversar com os munícipes. "Esta é uma responsabilidade do poder público para com todos, principalmente a quem não dispõe de convênio médico. E o câncer de mama, quando descoberto a tempo, tem  muitas chances de cura", declarou o prefeito.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no País - perde apenas para os casos de tumores de pele não melanoma, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). Estimam-se 59700 casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco previsto de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Por isso, é importante que as mulheres, independentemente da idade, consultem seu médico regularmente e façam os exames recomendados.

"Eu trouxe minha filha para ser atendida no PS e aproveitei para passar pelo mutirão. Eu procuro cuidar da minha saúde e fazer o autoexame. É muito importante ficar atento a isso. O atendimento foi excelente e já saí com o encaminhamento para a mamografia", disse a munícipe Maria de Lourdes Miranda, de 62 anos. "Além disso, é importante lembrar que os homens também podem desenvolver câncer de mama. A incidência é bem menor - três por cento apenas, mas incentivamos e ampliamos o atendimento hoje para a população masculina", alertou a coordenadora de enfermagem do Instituo Alpha, Adriana Coluci da Costa.

Outubro Rosa - Desde o início do mês, as unidades de Saúde do município têm realizado uma programação repleta de palestras, rodas de conversa e atividades físicas voltadas para a saúde da mulher. Nesta semana, houve  eventos na Vila São José e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

E os atendimentos nas unidades básicas de saúde (UBSs) continuam. Não é necessário agendar consulta. Basta a paciente procurar a unidade mais próxima do seu bairro onde receberá orientação e atendimento e, caso necessário, será encaminhada para o exame de mamografia. A lista com endereços e horários de atendimento de cada unidade pode ser acessada em http://www.cubatao.sp.gov.br/secretaria/15-secretaria-de-saude/186-telefones-
enderecos-e-contatos/.

Na próxima semana, as atividades ocorrem a partir de segunda-feira (22), com uma caminhada promovida pela Unidade de Saúde da Família do Morro do Índio. No dia 23, a Unidade Básica de Saúde Área 5 realiza às 9h30 uma roda de conversa com a educadora Suzana Maria Rossi Teixeira e a psicóloga Aline Abrantes. E no dia 26, a USF do Pilões promove palestra, sessão de auriculoterapia, sorteio de brindes e lanche. Tudo a partir das 14 horas.

Texto: Marisol de Andrade - MTb 58.160