Cubatão promove Semana da Doação de Sangue23/10/2018

Prefeitura quer estimular doação entre servidores e funcionários de empresas conveniadas

A Secretaria de Manutenção e Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a Secretaria de Saúde e o Hospital de Cubatão, lançou a Semana de Doação de Sangue. A iniciativa visa à mobilização de servidores e funcionários das empresas conveniadas à Prefeitura: Potenza, Moliza, Serg Paulista, Demax, Terracom e Terraplanagem Arantes.

"No final do ano, a demanda de bolsas de sangue costuma aumentar, principalmente devido às festas de fim de ano. Além disso, queremos incentivar a prática da solidariedade", justificou o secretário da Sesep, Gilvan Guimarães. Ele informou que as secretarias que tiverem voluntários devem fazer uma lista com  nome completo, telefone e RG e enviar à Sesep para o agendamento da doação.

A campanha começou segunda-feira (22) e segue até 1º de novembro. É importante ressaltar que a população interessada também pode agendar a doação por telefone. Segundo o Hospital de Cubatão, os sangues com RH negativo têm estoques reduzidos, mas a doação de qualquer tipo sanguíneo é sempre bem-vinda.

Para ser doador é preciso estar na faixa etária de 16 a 69 anos. Os candidatos menores de 18 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, dos responsáveis legais.
Conforme as informações do hospital, é preciso seguir rigorosamente alguns critérios:
- estar em boas condições de saúde;
- pesar mais de 50 quilos (desconsiderar roupas e calçados);
- ter comportamento sexual seguro - parceiro sexual fixo e único por, no mínimo, 12 meses consecutivos ou sexo protegido com preservativo.
Mulheres candidatas à doação:
- aguardar três meses após parto normal e abortamento e seis meses após cesariana;
- não doar sangue se estiver grávida ou amamentando;
- a menstruação não impede de doar sangue, desde que não esteja anêmica.
Alguns impedimentos mais comuns:
- ter trabalhando durante à noite, sem repouso noturno;
- ter feito tratamento dentário nos últimos sete dias;
- estar gripado, resfriado ou ter contraído infecções virais nos últimos 15 dias;
- ter feito cirurgia ou endoscopia nos últimos seis meses;
- ter recebido transfusão de sangue ou derivados de sangue nos últimos 12 meses;
- ser usuário de drogas ilícitas;
- ter contraído doença sexualmente transmissível (DST) nos últimos 12 meses;
- ter tido relacionamento sexual com pessoas usuárias de drogas ou de risco para Aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis, ou com receptores de transfusão de sangue;
- uso diário ou uso abusivo de álcool nas últimas 12 horas;
- ter contraído dengue nos últimos 30 dias;
- ser diabético;
- ter contraído hepatite;
- ter contraído Doença de Chagas ou exame alterado para essa doença;
- ter sido infectado com o vírus da malária ou ter estado em áreas endêmicas;
- o uso de medicamentos e vacinas podem ser impedimentos temporários. Informe se você tomou algum medicamento ou se usa frequentemente medicamentos ou se fez uso de alguma vacina nos últimos seis meses.
Observações:
- a doação de sangue não deve ser feita em jejum. Ao doar pela manhã, o candidato deve se alimentar normalmente;
- evitar ingerir alimentos de conteúdo gorduroso no dia. Para realizar sua doação, você deve levar documento de identificação que com foto e assinatura (carteira de identidade);
- se for doar para algum paciente específico, trazer nome completo e o número do prontuário.
Caso o interessado esteja apto para doação, basta agendar pelo telefone 3388 4887. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 15 horas. O Hospital de Cubatão fica na Av. Henry Borden, s/nº, Vila Santa Rosa.

Texto: Marisol de Andrade - MTb 58.160