Semana da Consciência Negra tem oficinas, palestras e apresentações artísticas08/11/2018

Programação inclui entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares

Com palestras, apresentações artísticas, audiência pública, rodas de conversa e a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares às pessoas que se destacaram na defesa da cultura negra e contra o preconceito, começa no próximo dia 18 a Semana da Consciência Negra 2018. A programação, que se estenderá até o dia 30, foi elaborada pela Assessoria de Políticas de Igualdade Racial e Étnica, órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social, e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cubatão.

No dia 18, das 11 às 20 horas, haverá o 4º Encontro Afro A Cara do Brasil, no Parque Anilinas (Avenida Nove de Abril, s/n, Centro), organizado pela entidade A Cara do Brasil. Dia 20, feriado municipal, das 9 às 12 horas, ocorrerá a entrega do prêmio Zumbi dos Palmares no Bloco Cultural Dr. José Edgar da Silva (Praça dos Emancipadores, s/n). A organização é da Assessoria de Políticas para Igualdade Racial e Étnica. O prêmio é entregue nesta data porque foi o dia da morte, em 1695, de Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares que lutou contra escravocratas.

Dia 22, das 19 às 21 horas: audiência pública de políticas de promoção para a igualdade racial, no plenário da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/n, Centro). Dia 23, das 19 às 22 horas: evento Realezas negras-mulheres negras e o poder, na sede do grupo Afoxé Filhos de Ganga Zumba (Rua Salgado Filho, 249, Jardim Costa e Silva). Organização: Afoxé Filhos de Ganga Zumba.

Dia 25, das 9 às 20 horas: evento Culturas Africanas e Africanidades, no Parque Anilinas. Organização Nação Hip Hop Brasil. Dia 27, das 19 às 21 horas: roda de conversa Frente Negra Feminina de Cubatão, na sede Afoxé Filhos de Ganga Zumba (Rua Salgado Filho, 249, Jardim Costa e Silva). Organização: Afoxé Filhos de Ganga Zumba. Dia 30, das 19 às 22 horas: Celebração da Comunidade Negra, na sede do Afoxé Filhos de Ganga Zumba, organizador do evento.

Texto: Paulo Mota - MTb 12.814