1º Festival de Bandas e Fanfarras traz de volta magia dos desfiles marciais24/11/2018

Onze bandas e fanfarras de várias cidades paulistas se apresentaram na tarde deste sábado (24) na cidade

A Rua Rivaldo Feitosa, no conjunto Rubens Lara, serviu de palco para as 11 bandas e fanfarras paulistas que participaram do 1º Festival de Bandas e Fanfarras de Cubatão. Após oito anos, a cidade volta a receber o evento que mantem viva uma tradição na região que são os desfiles marciais. A festividade aconteceu na tarde deste sábado, 24 e foi a última etapa antes da Copa do Brasil, a disputa mais importante da categoria, marcada para o dia 2 de dezembro.

Cubatão foi representada pelas fanfarras das UMEs Ulysses Guimarães e Padre José de Anchieta que mostraram técnica musical impecável e boa evolução no solo. Também participaram da tarde de desfiles as equipes da Banda de Música Voluntária da Reserva Militar, Banda de Percussão Especial de São Vicente, Banda de Percussão Esmeraldo de São Vicente, Banda de Percussão FANSEB de São Sebastião, Banda Marcial do Lar das Moças Cegas de Santos, Fanfarra Benedito Claudio de Guarujá, Banda Marcial de Ilha Comprida e Banda de Percussão Amaury Galliera de Guarujá. A Banda Musical de Louveira, interior do Estado, encerrou a tarde musical com direito a um bis com 3 canções.

Diferentemente dos concursos, o Festival é caracterizado pelo desfile das bandas, com dois ou três números de música e coreografias. Apresenta ao público as bandas que ainda não possuem estrutura para participar de concursos. "Este colorido voltou para Cubatão. Por isso, temos que agradecer o apoio da Prefeitura via Secretaria de Educação", comentou o presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista (Afaban), Luiz Carlos Ferreira de Araújo.

Várias autoridades como secretários municipais acompanharam o Festival. O prefeito Ademário Oliveira fez questão de assistir aos desfiles e destacou que ações culturais como essa contribuem para a formação desses pequenos cidadãos. "É muito bom ver que, com esta alegria, esses músicos fazem intervenções artísticas para melhorar a vida das pessoas por meio da arte. Estamos muito felizes em retornar com essa tradição dos desfiles marciais em nossa cidade", afirmou Ademário.

No final do evento, todas as corporações receberam troféu de participação. O concurso encerra o calendário de eventos de bandas e fanfarras que começou em agosto e percorreu outras 9 cidades do Estado. Em dezembro, é a vez das bandas que conquistaram vaga na Copa do Brasil disputarem o título na capital paulista. A Afaban Paulista divulga as indicadas na Copa do Brasil nesta segunda-feira, 26.

O evento teve realização da Organização Social Abaçaí - Cultura e Arte, do Conservatório de Tatuí e da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo. O apoio é da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, Associação Paulista de Fanfarras e Bandas, Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban) e Prefeitura de Cubatão.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação