Minimetragem da UME Mario de Oliveira é premiado no Querô na Escola28/11/2018

Premiação ocorreu no Parque Anilinas, onde foram exibidas 12 obras

Em um minuto, uma série de rótulos em cada um dos colegas da classe, gerando bullying e confusão no cotidiano escolar até aprender o quão é importante o respeito ao próximo. Esse é o enredo de 'Aprendendo a lição', minimetragem da UME Mario de Oliveira (Vale Verde), filme mais visualizado na atual edição do projeto Querô na Escola pelo YouTube.

Com o Prêmio de Voto Popular, os alunos do 8º ano da UME serão contemplados um tour gratuito pelo Museu Pelé, Museu da Imagem e do Som de Santos e a sede do Instituto Querô, além de um cartaz emoldurado da obra audiovisual. Todas as turmas que participaram do projeto este ano também receberam kits de DVDs e cartazes. A entrega do prêmio e kits ocorreu na tarde desta terça-feira (dia 27), no Parque Anilinas, após a exibição gratuita dos filmes para dezenas de crianças e adolescentes no Cine Roxy.

"Foi uma experiência muito bacana de participar do filme, muito legal mesmo, e só quero agradecer a todos os envolvidos", emocionou-se o aluno Kleber Eduardo Santos de Oliveira, da UME Mario de Oliveira. Também aderiram ao Querô na Escola as UMEs João Ramalho (Vila Nova), Martim Afonso de Souza (Jd. Nova República), Padre José de Anchieta (Jd. Costa e Silva) e Usina Henry Borden (Vila Light), além de cinco escolas de Santos e duas iniciativas cubatenses, o Núcleo ADRA e o Projeto Cubatão Sinfonia.

Temas como o combate ao bullying, a prevenção ao suicídio e a conscientização sobre a reciclagem e evitar o desperdício da água pautaram boa parte dos títulos realizados pelos alunos. "Nós gostaríamos de agradecer a acolhida e abertura das escolas para o desenvolvimento desse projeto que busca o diálogo com os estudantes, nós queremos dar voz aos jovens, pois temos muito a aprender com vocês", disse a coordenadora geral do Instituto Querô, Tammy Weiss, referindo-se ao público do evento.

Por sua vez, a analista de comunicação e responsabilidade social da CMOC Brasil, Silvia Domingues, ressaltou: "Esse é um campo de trabalho encantador e transformador, parabéns pela qualidade das produções!". Todas as produções audiovisuais serão distribuídas para a rede pública de ensino e para ONGs da Baixada Santista, também estão disponíveis pelo portal: http://www.youtube.com/queronaescola.

O Querô na Escola é uma iniciativa realizada pelo Instituto Querô, com apoio da prefeituras de Cubatão e de Santos via Secretaria de Educação, do Cine Roxy e patrocínio da CMOC International Brasil, Banco Votorantim, Brasil Terminal Portuário e Thyssenkrupp.

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP