Praça Princesa Isabel começa a ser revitalizada05/12/2018

Tradicional ponto comercial e de lazer da área central da cidade terá equipamentos removidos ou refomados e troca de passeios e rede elétrica

Um dos mais importantes e tradicionais logradouros públicos da cidade, a Praça Princesa Isabel, na área central, passará por um completo processo de revitalização, a cargo da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Públicos (Sesep). Os serviços que serão intensificados a partir da próxima segunda-feira (10), compreenderão desde a reforma dos equipamentos como o coreto e bancos, até a troca de piso das calçadas e da fiação elétrica.

Segundo Gilvan Guimarães, secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, os trabalhos envolverão inicialmente a retirada de equipamentos danificados, sem condições de recuperação, como o antigo chafariz. Haverá, também, troca do piso dos passeios por concreto e pintura de guias. Nas áreas que ficarão vazias será feito ajardinamento, estando prevista, ainda, a poda de todas as árvores.

O coreto merecerá uma atenção especial, com eliminação de infiltrações de água e nova pintura. Uma das  fases dos trabalhos consistirá na colocação de novos cabeamentos da iluminação de postes e do coreto. Este trabalho é necessário  não apenas pela deterioração da fiação  em alguns pontos,mas em razão do furto constante dos cabos elétricos.

Tradicional - A Praça princesa Isabel, situada na Vila Paulista, é um dos mais tradicionais logradouros públicos da área central de Cubatão. Já nos primeiros anos de emancipação da cidade, ocorrida em 1949, a Praça Princesa Isabel concorria com a Avenida Nove de Abril como área de concentração do comércio local. Foi lá que surgiu o primeiro mercadinho municipal. Até final dos anos 1970 a área próxima tinha dois cinemas e um deles, o Cine São Francisco, ficava no entorno da praça (o outro, o Santa Rosa, situava-se na Avenida Nove de Abril).

O coreto e o chafariz contribuíam para tornar a praça um dos pontos de encontro e de eventos preferidos, principalmente dos jovens. A praça é também, desde seus primórdios, espaço obrigatório para comícios e manifestações durante os períodos eleitorais. A partir dos anos 1980, novos equipamentos urbanos foram instalados próximos dela, como o Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, o Romerão, e a antiga Rua da Cidadania.

Texto: Paulo Mota - MTb 12.814