Oficina ensina a confeccionar guirlandas e anjinhos para o Natal06/12/2018

Projeto Corte e Costura é oportunidade para desenvolver habilidades e empreender

Para decorar e ainda gerar renda, a Oficina de Natal ensina nesta temporada a confeccionar guirlandas e anjinhos em tecido. Em três dias de capacitação (3, 5 e 7 deste mês), a primeira turma em andamento aprende não somente técnicas de confecção, mas também sobre empreendedorismo com o Sebrae. "O objetivo é utilizar materiais mais econômicos e reaproveitados, como retalhos de tecidos e conduítes. E os produtos podem ser vendidos com bom lucro", declarou a professora Neusa Santos Silva.

Para a representante comercial Célia Pinheiro, 43 anos, o curso é a oportunidade para empreender. Desempregada há mais de um ano, estuda abrir seu próprio negócio. "Trabalhei por muito tempo como autônoma, por isso quero seguir trabalhando por conta própria. Estou acostumada com a flexibilidade de horário e a organizar minhas tarefas. E ainda aprendi uma habilidade com o artesanato; algo que jamais pensei ser possível conseguir", declarou Célia, que também fez o curso de bijouteria oferecido pelo Via Rápida Emprego em parceria com a Prefeitura.

De acordo com a professora, o material para confeccionar uma guirlanda custa em média R$ 18 e para o anjinho, R$ 7. "Mas esse custo ainda pode reduzir, dependendo do material reaproveitado", completou. Já para venda, a guirlanda e o anjinho podem sair a R$ 45 (até R$ 65) e R$ 20, respectivamente.

Já o aposentado Evaldo Santana, 60 anos, procurou a oficina para completar a decoração de Natal que faz todo ano em casa. "Eu mesmo faço a decoração com ideias que vejo na internet e usando materiais recicláveis. Só faltava aprender a fazer uma guirlanda", declarou. Único homem da turma, Evaldo não vende ainda o que produz, mas confessa pensar a respeito. "O objetivo, por enquanto, é buscar alternativas econômicas e fazer o que gosto".

Projeto corte e costura - já com as vagas preenchidas, na próxima semana inicia a segunda turma. A oficina ocorre nos dias 10, 12 e 14, das 13 às 16 horas, no Centro Vocacional (prédio do PAT, Rua Dr. Fernando Costa, 1096, Vila Couto). No fim, os alunos recebem certificado. A partir de janeiro, o projeto (antigo Fábrica da Comunidade), da Secretaria de Assistência Social, contará com outros cursos de artesanato, como fuxicos, corte e costura básico e avançado, entre outros.

Texto: Marisol de Andrade - MTb 58.160