Inscrições continuam abertas para o vestibular do curso de Medicina da Universidade São Judas em Cubatão28/12/2018

Inscrições seguem até dia 13 de janeiro e a prova será realizada no dia 20; ao todo, universidade oferece 50 vagas

O vestibular para o curso de Medicina da universidade São Judas em Cubatão será realizado no próximo dia 20 de janeiro de 2019. As inscrições vão até dia 13 de janeiro e podem ser feitas no site www.usjt.br/medicina ou via telefone (11) 2799-1677.

A São Judas foi a instituição que melhor cumpriu as exigências do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, para abertura do novo curso de medicina em Cubatão, uma das cidades com mais de 50 mil habitantes escolhidas para fazer parte do programa. Com as novas vagas, a universidade espera contribuir para a ampliação dos serviços médicos de qualidade no município e região.

"Enquanto o Brasil tem o índice de 0,8 vaga em medicina para cada 10 mil habitantes, outros países têm índices maiores. Na Austrália, por exemplo, o índice é de 1,4; na Argentina, é de 3,1. A população brasileira percebe e manifesta o desconforto com essa escassez de médicos", destaca José Lúcio Martins Machado, coordenador do curso de medicina da São Judas em Cubatão.

Ainda segundo José Lúcio, o curso prevê programas de residência médica em diversas especialidades e com conteúdos que reforcem a responsabilidade social e compromisso cidadão do aluno. "Sabemos que 86% dos médicos permanecem no local em que cursaram a graduação e a residência médica. A chegada da universidade deverá contribuir para diminuição da carência de médicos de Cubatão e região e fortalecimento da prestação de serviços na atenção básica em saúde", destaca.

Inovação e tecnologia - Além de 30 professores 100% mestres ou doutores, a unidade Cubatão conta com laboratórios de alto padrão e tecnologia utilizada  em alguns dos melhores hospitais do País. No laboratório morfofuncional, os alunos terão acesso a modelos anatômicos 3D e diversos microscópios acoplados aos computadores para visualização de lâminas de forma individual; e uma mesa digital com um atlas completo de anatomia, capaz de realizar simulações de funções dos sistemas nervoso, circulatório e respiratório, analisar exames e tomografias, medir distâncias de lesões, simular cirurgias, entre outras funções.

Já no laboratório de simulação e habilidades, os alunos podem praticar manobras com robôs que simulam pacientes. Ao todo são quatro simuladores, um deles de alta resolução, que permite aos alunos, além de medir batimentos cardíacos, respiração e aferir pressão, simular ataques cardíacos, problemas respiratórios, tosse, emissão de fluidos corpóreos, entre outras atividades do corpo humano. Todas as salas de aula possuem formatos de sala de reuniões para grupos de 12 pessoas, possibilitando um aprendizado aprofundado para as turmas de medicina.

Os seis pavimentos do prédio do curso de Medicina estão localizados na Rua São Paulo, 328, no Jardim São Francisco, para funcionamento nos três primeiros anos. Depois, será transferido para a sede definitiva, a ser construída na Avenida Martins Fontes, 130, Vila Nova, próximo ao Pronto Socorro Municipal e do Hospital Municipal de Cubatão. A localização estratégica favorece a interação entre alunos e comunidade. Os estudantes já atuarão nas unidades de saúde desde o primeiro ano, sempre com suporte de professores tutores e apoio de laboratórios integrados.

Vestibular - As inscrições para o Vestibular para o curso de Bacharelado em Medicina em Cubatão estarão abertas até 13 de janeiro de 2019 pela internet www.usjt.br/medicina ou via telefone (11) 2799-1677, de 2ª a 6ªfeira (exceto feriados), no horário das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 12h. A prova será realizada no dia 20 de janeiro, às 14h.

Sobre a São Judas - Fundada em 1971, a universidade São Judas é a terceira melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). A instituição conta com quase 33 mil alunos, cerca de 700 professores e 12 unidades com mais de 150 laboratórios, clínicas e centros usados por alunos e comunidade. A São Judas oferece mais de 80 cursos, incluindo graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado. Parte da Ânima Educação, um dos principais grupos privados de educação do país, a universidade combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação