Instrutores de motolância da Prefeitura de Cubatão dão treinamento e capacitação em todo Brasil24/01/2019

Mais ágeis e eficazes, as  motocicletas garantem melhor tempo-resposta às ocorrências de urgência

Servidores da Prefeitura de Cubatão, Fábio Jordão de Farias e Márcio Roberto Oliveira da Silva, fazem parte do seleto Grupo de Motociclistas de Atendimento em Urgência - Grumau, que tem a missão de salvar vidas. Eles chegam antes das ambulâncias para estabilizar clinicamente os pacientes e isolar a área em caso de acidente. Devido ao alto grau de comprometimento e profissionalismo, os dois são instrutores habilitados pelo Ministério da Saúde para treinar e capacitar condutores de Motolância,  do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em todo território nacional.

Mais ágeis e eficazes no trânsito, as motolâncias garantem melhor tempo-resposta às ocorrências de urgência, permitindo a otimização do atendimento pré-hospitalar até a chegada da ambulância.

Quando não estão escalados para treinar equipes Brasil afora, os dois servidores da Prefeitura prestam serviço no SAMU do Casqueiro, sob a coordenação de Luiz Carlos Brito que explica: "as motolâncias reduzem o tempo de atendimento em mais da metade devido à agilidade no trânsito e, principalmente, a perícia dos motociclistas".

Em condições normais, os motosocorristas trabalham em dupla e carregam, no baú, material destinado às ocorrências de diferentes casos: clínicos ou com trauma. Cada motolância é equipada com desfibrilador externo (para vítimas de parada cardiorrespiratória), oxigênio, colar cervical (de imobilização) entre outros materiais de primeiros socorros.

Neste mês, os dois servidores foram notícia e serão destaque na revista mensal do Conselho Estadual de Enfermagem de São Paulo. A publicação destaca o trabalho feito por eles e os cursos que ministram a profissionais de saúde de todo o País, levando a expertise que utilizam no dia a dia em nossa cidade.

Texto: Gilson Miguel - MTb.: 19.181/SP