Prefeitos de Cubatão e São Bernardo vistoriam a Barragem do Rio das Pedras, na Serra do Mar30/01/2019

Ademário Oliveira e Orlando Morando vão cobrar ações concretas e transparência na gestão da Emae

Os prefeitos de Cubatão, Ademário Oliveira, e de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, com técnicos da Defesa Civil das duas cidades, fizeram nesta quarta-feira (30) uma vistoria técnica na Barragem do Rio das Pedras, localizada junto às escarpas da Serra do Mar e a montante da cidade de Cubatão, exatos 750 metros acima do nível do mar.

Apesar de não ser prerrogativa dos prefeitos fiscalizar as condições estruturais da barragem e sim da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (Emae), concessionária de geração de energia, a preocupação dos prefeitos se justifica pela falta de informações e de transparência sobre as condições da Barragem de Rio das Pedras, pela  inexistência de um plano de emergência e de evacuação (com alarmes sonoros), principalmente da população de Cubatão e das cidades do litoral paulista.

Apesar de fazerem questão de deixar claro à imprensa que a vistoria técnica é uma ação de simples prevenção, uma vez que segundo a Defesa Civil dos municípios não foi verificada nenhuma anomalia na estrutura, os prefeitos enviaram neste mesmo dia um relatório conjunto da inspeção na barragem à Emae.

Eles solicitaram ainda ao diretor presidente da Emae, Ronaldo Souza Camargo, uma agenda conjunta, inclusive com a participação das Defesas Civis das cidades, para discutir os procedimentos de segurança e de gestão transparente da Barragem do Rio das Pedras. "Qual a rotina de manutenção do sistema?", perguntam.

Vistoria semestral - Entre outras questões, além do plano de emergência e de evacuação, os prefeitos vão solicitar à empresa todo o histórico de laudos técnicos e certidões de segurança da barragem. E mais: a partir de agora vão exigir vistorias semestrais.

"Na verdade - afirmam -, nós não sabemos o que acontece, quais os procedimentos de segurança, qual a rotina de manutenção do sistema". De acordo com Ademário Oliveira e Orlando Morando, a visita técnica conjunta realizada nesta quarta-feira foi exatamente para chamar a atenção das autoridades responsáveis. Para evitar novas catástrofes no País. Durante todo o tempo os prefeitos estiveram acompanhados da deputada estadual eleita Carla Morando.

História - Localizada em São Bernardo do Campo, a Barragem do Rio das Pedras, com 37 metros de altura e 134,6 de comprimento, foi construída pelos ingleses entre 1926 e 1928 para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. A barragem armazena hoje cerca de 1,2 bilhões de metros cúbicos de água da Represa Billings e da própria bacia do Rio das Pedras.

Texto: Gilson Miguel - MTb.: 19.181/SP