Cubatão prepara atividades para Dia da Mulher com participação da comunidade07/02/2019

Reunião está marcada para o próximo dia 14 na Câmara Municipal

A programação de Cubatão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será definida com a participação da comunidade no próximo dia 14, a partir das 17 horas, no miniauditório da Câmara Municipal. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (6) pela responsável pela Assessoria da Igualdade Racial, Sueli Machado Gomes, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

"O encontro deve reunir representantes dos conselhos municipais, organizações não-governamentais e de associações de bairro e de classe, além de munícipes", disse Sueli, ressaltando a importância da participação ativa e democrática da comunidade na criação e execução das atividades voltadas a conscientizar sobre a necessidade de políticas voltadas a garantir a igualdade de gêneros. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3361-8757.

Início - A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto.

Comemora-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por causa de um episódio histórico. Nesse dia, em 1911, as funcionárias de uma fábrica da Triangle Shirtwaist Company em Nova York, nos Estados Unidos, entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho. Elas pediam menor jornada de trabalho (de 16 para 10 horas diárias), salários iguais aos dos homens e melhor tratamento no ambiente de trabalho.

Embora não haja consenso sobre o que ocorreu, sabe-se que no dia 25 de março houve um incêndio na fábrica, do qual nem todos os operários escaparam. A maioria dos 600 trabalhadores conseguiu sair da fábrica, mas 146, sendo 125 mulheres, morreram. Mas só em 1977 a ONU declarou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher para homenagear as lutas feministas por igualdade, justiça e respeito.

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702