Inscrições para cursos gratuitos de teatro da Secult começam dia 1107/02/2019

Cursos têm duração de um ano e são voltados a crianças, jovens e adultos

Interessados em dar os primeiros passos nas artes cênicas terão oportunidade de realizar a Oficina de Teatro no Parque Anilinas. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a oficina é um curso livre gratuito de iniciação para diversas idades (crianças a partir de 7 anos, jovens, adultos e terceira idade). Ao final do curso, os alunos apresentarão o resultado de seu aprendizado em uma grande mostra de espetáculos. Serão 20 vagas para cada modalidade.

As inscrições vão de 11 de fevereiro a 1º de março, na Secult - Av. Nove de Abril, 2275 - casa 1 - Centro. É preciso levar uma foto 3x4 e documentos originais: certidão de nascimento (crianças), RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições também podem ser feitas online em: https://bit.ly/2Sibd2a

O curso tem início a partir de 11 de março, com duração de nove meses e serão ministradas na sala 2 do Centro Multimídia do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/n, Centro). As turmas serão divididas por faixa etária, com turmas de manhã, à tarde e à noite (dependendo do curso):

Iniciação Infantil (7 aos 12 anos)
A partir de 13 de março
Segundas-feiras -  9h às 11h; 14h às 16h;
Sobre: Esta oficina propõe a experiência teatral a partir da vivência de jogos e exercícios cênicos baseados no método desenvolvido pela autora e diretora de teatro Viola Spolin que estimulam a criatividade e a interpretação. Serão trabalhados jogos de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais, criações de cena e personagens no intuito de promover a sensibilização cênica da criança. Ao longo da oficina são criadas cenas teatrais que servirão de base para a apresentação de final de ano.

Criação e pesquisa teatral (13 a 21 anos)
A partir de 12 de março
Terças-feiras - 9h às 11h30; 14h às 16h30;
Sobre: é destina ao público com interesse na investigação das diversas áreas das artes cênicas e no processo colaborativo de criação, numa atitude autoral e participativa na atuação, dramaturgia e direção visando a uma linguagem coletiva no intuito de questionar os paradigmas das linguagens cênicas e social. Partindo dos jogos de contato improvisação, os alunos ganham instrumentos para construção de cenas. Esse processo visa às etapas da construção dos exercícios cênicos que servirão de base para a apresentação de final.

Oficina livre de teatro (a partir dos 16 anos até terceira idade)
A partir de 13 de março
Quartas-feiras - 14h às 16h30; 19h às 21h;
Sobre: concebe diversas maneiras de viver a realidade individual e coletiva de forma lúdica por meio das artes cênicas, criando um espaço de socialização, reflexão e respeito dos valores pessoais e da história de vida de cada aluno, promovendo o autoconhecimento, consciência corporal, troca de experiências no contexto de grupo e auxiliar na vivência mais consciente do próprio cotidiano através de jogos e exercícios cênicos baseados no método desenvolvido por Viola Spolin que estimulam a criatividade e a interpretação. Serão trabalhados jogos de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais, criações de cena e personagens, e ao longo da oficina são criadas cenas teatrais que servirão de base para a apresentação de final de ano.

Breve histórico - A oficina é uma iniciativa da servidora Vanessa Souza, que teve início em 2014, com o objetivo de oferecer acesso à população da cidade e região um contato inicial ao universo teatral de forma gratuita. Desde então, várias turmas se formaram e, em 2017, além das turmas de iniciação teatral, teatro livre e teatro e pesquisa, demos a continuidade ao núcleo teatral "Os Cabras Cegas" que havia se formado por alunos da oficina.

Vanessa é atriz, onde cursou teatro musical na 4Act, em São Paulo. Já ministrou aulas na Estação das Artes de 2007 a 2011, além de oficina experimental no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) com portadores de sofrimento psíquico grave. Já ministrou aulas de teatro para a peça "As Aventuras de Tito e Clara - o musical" com crianças e adolescentes da comunidade de Cubatão, além de assumir a direção de elenco. Além das Oficinas de Teatro Parque Anilinas, também atua como professora de interpretação cênica do núcleo infantil na encenação Paixão de Cristo.

Como atriz seus trabalhos recentes foram no musical Vale Encantado de Oswaldo Montenegro dirigido por Deto Montenegro,  no Teatro Dias Gomes, em São Paulo; na montagem Zucco, do coletivo Uzina Utópica, dirigido por Douglas Lima; e na encenação Caminhos da independência pelo grupo Teatro do Kaos.

Texto: Marisol de Andrade - MTb 58.160